Tomam posse novos diretores do CCH e CCE e secretário de Órgãos Colegiados

24/04/2014

A UFV viveu um momento especial nessa quarta-feira (23) com três posses conjuntas no Salão Nobre. A primeira delas foi a do secretário de Órgãos Colegiados, professor Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima, que assumiu a função até então exercida pela professora Maria das Graças Soares Floresta, agora diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). Além deles, também tomou posse o novo diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE), professor Antônio Cléber Gonçalves Tibiriçá.

A cerimônia foi marcada por discursos de agradecimentos de quem deixou os cargos, como os ex-diretores do CCH e do CCE, respectivamente, Walmer Faroni e Carlos de Castro Goulart, que lembraram ainda avanços e limitações de suas gestões. Agradecimentos também fizeram parte do discurso da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que ressaltou o zelo, a dedicação e a responsabilidade com que os ex-diretores e a ex-secretária de Órgãos Colegiados conduziram seus cargos.

A cerimônia também foi um registro de emoções e expectativas daqueles que assumiram as novas funções. A intenção do novo secretário de Órgãos Colegiados, por exemplo, é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pela professora Graça Floresta e suporte às operações do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFV. A professora Graça, por sua vez, reforçou o compromisso assumido com docentes, estudantes e técnicos do CCH, destacando - e também assumindo como seus - desejos ouvidos e anotados durante a campanha. Dentre eles, a construção de um projeto acadêmico das humanidades na UFV, o crescimento da produção científica, a melhoria da capacidade de captação de recursos, o incentivo aos intercâmbios nacional e internacional, a ampliação do diálogo interno e externo e o aperfeiçoamento das estruturas. Enfim, “a construção daquele CCH que todos queremos, com boas condições de trabalho e estudo, bons projetos pedagógicos e recursos humanos suficientes”, lembrou.

O professor Antônio Tibiriçá também compartilhou os desejos de sua gestão traduzidos em nove itens: “CCE dia a dia”, “Simplificação”, “Espaço Físico”, “Nossa gente”, “Ensino”, “Pesquisa e Articulação Setorial”, “Responsabilidade Social e Ambiental”, “Gestão Plus” e “CCE Oportunidades”. O professor convidou docentes, técnicos e estudantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas para que estejam junto com ele nos seus quatro anos de gestão. E defendeu: “eu acredito que a força da transformação vem daquilo que vamos construir juntos. Eu quero - e espero poder - ser o veículo ou aquele que possa liberar esse processo. Mas quem vai fazer acontecer são as pessoas que estão no CCE. Eu vou apenas ser uma mola propulsora e abrir caminhos”.

Outros destaques
Tanto os professores que deixaram seus cargos quanto os que assumiram as novas funções chamaram a atenção sobre a importância e a compreensão de suas famílias para que pudessem participar da administração da UFV. Este reconhecimento gerou um agradecimento especial da reitora aos familiares que, da plateia, acompanharam as posses e as despedidas. Ela destacou o significado da cerimônia dessa quarta-feira e a importância do CCE e do CCH, que têm números expressivos dentro da Universidade. Cada um deles conta, atualmente, com cerca de 3.500 alunos matriculados. No CCE, são 17 cursos de graduação e 10 de pós-graduação e, no CCH, 14 de graduação e seis de pós.

Aos novos diretores a reitora sugeriu que sigam o exemplo de seus antecessores e conduzam o trabalho com a mesma harmonia e recomendou que “não se esqueçam de ser gratos com aqueles que colaboram com o trabalho no dia a dia”.

Além da reitora, dos empossados e dos ex-dirigentes do CCH e CCE, participaram também da mesa da cerimônia o vice-reitor Demetrius David da Silva, os diretores dos centros de Ciências Agrárias e de Biológicas e da Saúde, respectivamente, Rubens Alves de Oliveira e Maria Goreti de Almeida Oliveira. A cerimônia contou ainda com as presenças de pró-reitores, professores, técnicos e estudantes da UFV, familiares e representantes de entidades de classe e da Câmara de Vereadores de Viçosa.

(Adriana Passos)