Casa dos Prefeitos e Território do Alto Suaçui Grande retomam ações em Educação e Urbanismo

22/04/2014

Dirigentes da Casa dos Prefeitos e professores da UFV participaram de uma reunião com prefeitos, secretários municipais e vereadores do Território do Alto Suaçui Grande. O encontro, que aconteceu no dia 11 de abril, no Espaço UFV, em Belo Horizonte, marcou a retomada oficial das ações da Universidade com aquela região nas áreas de Educação e Urbanismo. Vale lembrar que o Território do Alto Suaçui Grande é formado pelos municípios de Água Boa, Frei Lagonegro, José Raydan, Santa Maria do Suaçui, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçui e São Sebastião do Maranhão

Na abertura do evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, falou sobre o relacionamento existente entre a Casa dos Prefeitos e a UFV e a importância de se realizar projetos que possam, de forma efetiva, alavancar o desenvolvimento daquela região. Já o coordenador da Casa, Giovanni Weber Scarascia, destacou a importância dos projetos, que têm como foco a educação de adultos e a formulação de Planos Diretores nas cidades que integram o Território.

O prefeito da cidade de José Raydan, José Amaral da Silva, afirmou estar esperançoso de que a parceria traga desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida da população.

Educação e um Plano Diretor regional
Em 2011, a UFV realizou um diagnóstico naquela região e constatou que um dos grandes problemas é o elevado índice de analfabetismo adulto, que afeta diretamente na adoção de novas tecnologias. Em função disso, a professora Rosa Cristina Porcaro, do Departamento de Educação da UFV, desenvolveu um projeto de alfabetização de adultos, que foi apresentado durante a reunião.

O professor Ítalo Stephan, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, também falou sobre a importância da adoção de um Plano Diretor em cada um dos sete municípios acompanhado de um Plano de Mobilidade Urbana. Adotando esse procedimento, os municípios terão condições de acessar recursos do Ministério das Cidades, por exemplo. Ao final, ficou definido de que os municípios farão seu Plano Diretor, mas com uma visão regional.

A Casa dos Prefeitos integra o Colegiado Territorial do TASG, que tem como membros Giovanni Weber Scarascia (titular) e Fernando Antônio Pereira da Silva (suplente), com mandato até julho deste ano.

(Fonte: Pró-reitoria de Extensão e Cultura)