UFV participa do Rally da Safra 2014

15/04/2014

A UFV foi representada por cinco estudantes do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e pelo chefe do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), José Márcio Costa, na cerimônia de encerramento do Rally da Safra 2014 no dia 1º de abril. Durante a cerimônia, a Universidade foi uma das duas instituições homenageadas por apoiar a iniciativa.

O Rally da Safra 2014 começou em janeiro e será realizado até junho, nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Suas seis primeiras equipes contaram com a participação dos estudantes do DEA Ana Paula Batista, Lucas Corrêdo, Lucas Viana, Luciano Silvino, Thuane Barbosa e Vitor Souza Martins. Eles visitaram propriedades produtoras de soja e de milho, atuando na avaliação das perdas na colheita mecanizada. Em maio e em junho, será a vez dos graduandos Gabriel Abrahão e Mariana da Rosa representarem a instituição nas expedições para avaliação do milho safrinha.

A participação da Universidade no Rally da Safra aconteceu pela terceira vez consecutiva e foi coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Agrícola Francisco de Assis de Carvalho Pinto. Ela também contou com o apoio da Reitoria, do Centro de Ciências Agrárias, do Departamento de Engenharia Agrícola e da Fundação Arthur Bernardes.

Na fotografia, um registro da cerimônia de encerramento do evento. Da esq. para a dir., os estudantes Ana Paula Batista, Vitor Souza Martins e Mariana da Rosa, o professor José Márcio Costa, o coordenador do Rally da Safra, André Pessoa, e os alunos Thuane Barbosa e Lucas Viana.

Mais informações podem ser obtidas no site www.rallydasafra.com.br/2014.

Sobre o Rally da Safra
O evento, um dos principais do agronegócio brasileiro, consiste em uma expedição por diversos estados para realizar o único levantamento de safra técnico privado do país que avalia em campo as condições das lavouras de soja e milho. O objetivo é tornar públicas informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras. Dentre os aspectos avaliados estão as condições logísticas para armazenagem e escoamento, níveis de fertilidade do solo, plantio direto, características físicas e nutricionais da soja, produtividade por estado, situação de pragas, doenças e plantas daninhas, transgênicos e perdas na lavoura.

(Fonte: Rosaria Bastos)