Dia de Campo encerra programação da Semana UFV de Atividade Física

14/04/2014

A tarde ensolarada do último sábado (12) motivou a presença de mais de 100 pessoas para o fechamento das atividades da Semana UFV de Atividade Física, do projeto UFVida. O evento, que teve início no dia 7, terminou com um Dia de Campo, e uma das principais atividades foi a caminhada orientada que saiu das Quatro Pilastras até o Recanto das Cigarras.

A programação de encerramento teve início às 15 horas, no Gramado das Quatro Pilastras, com uma aula aberta de Tai Chi Chuan para relaxar, seguida de uma aula de Ginástica, oferecida em parceria com a Academia Corpo de Movimento, para aquecer antes da caminhada. Logo após o percurso, também aconteceram aulas de Bike, abdominal e alongamento.

Hilda Guimarães Cabral participou pela segunda vez da caminhada orientada. Com 74 anos, ela faz parte do Programa Municipal Terceira idade (PMTI), oferecido pela Prefeitura de Viçosa em parceria com a UFV. Durante as aulas de Ginástica do Programa, Hilda foi convidada para participar da caminhada e aceitou prontamente: “o corpo e a saúde melhoram demais”, afirmou.

Segundo o coordenador do projeto UFVida, professor João Carlos Bouzas Marins, a Semana contou com ações de conscientização por meio da distribuição de panfletos alertando para os benefícios da prática diária de atividades. O evento está relacionado à Disciplina Higiene Aplicada à Educação Física, que ele ministra, e contou com a participação de seus alunos na organização. “A Semana foi ótima e o nosso objetivo durante toda a programação foi informar sobre a importância das atividades físicas para combater o sedentarismo e seus males, como: doenças cardíacas, diabetes e obesidade”, afirmou.

Além de praticar atividades físicas, os viçosenses tiveram a oportunidade de medir a pressão arterial e a frequência cardíaca durante a tarde de sábado. A estudante do 1º período do Curso de Comunicação Social Lorena Pereira Santos aproveitou o Dia de Campo para medir a sua pressão arterial e disse que achou interessante a iniciativa da Universidade de incentivar a população a cuidar da saúde.

O Dia de Campo fez parte do calendário de ações previstas pelo Projeto UFVida para 2014, que é realizado a partir de uma ação entre as pró-reitorias de Gestão de Pessoas e de Assuntos Comunitários, por meio da Divisão de Esporte e Lazer. Ainda, em abril, dos dias 20 a 26, será realizada a Semana de Combate à Hipertensão. As atividades se estenderão ao longo do ano com outras campanhas relacionadas, por exemplo, ao tabagismo e à obesidade.

(Sabrina Areias)