Licenciatura em Educação do Campo realiza aula inaugural

11/04/2014

A aula inaugural do Curso de Licenciatura em Educação do Campo foi realizada nesta quarta­-feira (9), no auditório do Departamento de Economia Rural, com a palestra Educação do Campo e Universidade, ministrada pelo professor do Departamento de Educação Willer Araújo Barbosa.

Dentre os alunos que participaram estava Maria Betânia Figueredo da Silva, monitora de um grupo de convivência em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Segundo ela, o curso é a formação necessária para que se possa melhorar o dia a dia das crianças e adolescentes no assentamento. “A universidade federal é um sonho que a gente não acreditava que ia realizar por ser sem terra. É uma felicidade muito grande estar aqui. Espero que o curso nos ajude a construir uma sociedade mais igualitária”, disse.

Na opinião da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a Licenciatura em Educação do Campo é um marco histórico para a Universidade. Ela destacou a missão que a UFV tem de formar com êxito esses alunos para que levem o conhecimento adquirido para o campo. “Trazemos para dentro da Universidade aquelas pessoas que tinham um grande sonho e o consideravam impossível. São indivíduos que vão contribuir muito para o meio rural: vão educar e preparar crianças e jovens no campo”, comentou.

Para o pró-­reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis, o processo de elaboração do projeto do curso foi uma trajetória de bastante estudo e discussão. “É uma proposta muito inovadora e importante para a UFV”, disse. A metodologia de alternância, segundo ele, poderá ser agregada ainda em projetos pedagógicos de cursos regulares.

Também participaram da aula de abertura o vice-­reitor Demetrius David da Silva; o coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Geraldo Márcio Alves dos Santos; o diretor e a diretora eleita do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Walmer Faroni e Maria das Graças Soares Floresta, respectivamente; o coordenador da Pós­-graduação em Educação, Eduardo Simonini Lopes, e o assessor pedagógico Gilmar de Souza Oliveira, representando a Associação Mineira das Escolas Família Agrícola.

Ensino acadêmico e campo

Uma das propostas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo é formar educadores que articulem as atividades do ambiente escolar com o universo do campo, utilizando o diálogo acadêmico para potencializar os saberes da experiência rural. O modelo de formação utilizado será o da pedagogia da alternância.

Segundo o coordenador do curso, Geraldo Márcio Alves dos Santos, o processo de construção do conhecimento acontecerá em dois momentos: uma parte da carga horária será cumprida no campus da UFV e a outra no espaço sociofamiliar. “Isso quer dizer que, em algumas situações, a gente reconhece como espaço pedagógico a propriedade familiar, a atuação junto aos movimentos sociais, ou qualquer outro tipo de instituição na qual ocorram as relações sociais”, explicou. De acordo com ele, o curso também é uma forma de legitimar os saberes do campo, aproximando­-os do diálogo acadêmico.

Os 120 estudantes que formam a primeira turma são provenientes de cidades da região, como Ubá, Ervália e Ponte Nova, e de locais mais distantes, como Vale do Mucuri e os estados Espírito Santo e Bahia.

(Monique Bertto, bolsista)