UFV encerra campanha Março de Boa! com cultura, esporte e lazer

31/03/2014

A terceira edição da campanha Março de Boa!, por meio da qual a UFV promoveu atividades de prevenção ao uso abusivo de álcool e de outras drogas durante a segunda quinzena de março, foi encerrada na manhã do dia 29. O Sábado de Boa! reuniu as comunidades universitária e viçosense no gramado das Quatro Pilastras, onde aconteceram, dentre outros, aulas de alongamento e de dança, apresentações musicais e de capoeira e jogos de peteca. Palhaços também divertiram o público, que ganhou camisetas, pipoca e picolé.

O Sábado de Boa! começou às 9h, com a largada da Corrida Rústica. Os 110 inscritos - e mais algumas pessoas que estavam passeando pelo campus e decidiram participar - percorreram trajetos de quatro ou oito quilômetros, que começaram no portão lateral do campus e terminaram nas Quatro Pilastras. O primeiro colocado, Thiago Silva Rodrigues, atleta da equipe Perseverantes da Ponte, de Ponte Nova (MG), ficou sabendo da campanha e da Corrida por meio de amigos e mencionou um dos seus benefícios: “é um incentivo para o esporte, uma oportunidade para o pessoal que está começando no atletismo”.

A importância da Março de Boa! também foi destacada pelo ex-aluno da Universidade e engenheiro agrônomo Valmir Rosado, de Muriaé (MG): “como diz o slogan da campanha, todo dia é dia de realizar uma escolha e nada é melhor do que escolher o esporte e as atividades de lazer”. Ele participou e aprovou as atividades juntamente com a esposa e os dois filhos.

A programação da campanha, de acordo com a chefe da Divisão Psicossocial (DVP), Carmen Lúcia Gomide Costa, contou com atividades culturais, de esporte e de lazer para evidenciar a diversão como algo natural e desconstruir a ideia de que bebidas alcoólicas tornam momentos mais alegres. “Muitas vezes, a motivação para uma festa, para um evento, está ligada ao uso de bebida alcoólica. Estamos tentando resgatar experiências saudáveis. A UFV tem muito para oferecer e as parcerias que a DVP fez, em 2014, com departamentos e setores da Universidade, ampliaram a ação”, afirmou.

Um balanço positivo também foi feito pela pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, que ressaltou a iniciativa como parte das políticas institucionais que se consolidam a cada ano: “É um trabalho educativo e está crescendo cada vez mais”. Ações de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, segundo ela, precisam ser renovadas sempre, principalmente quando a instituição recebe seus novos estudantes. “A integração do calouro com o veterano é um momento de muita alegria e preocupação. Os jovens nem sempre sabem lidar com a liberdade que passam a ter". A professora Sylvia ainda lembrou que o trabalho de atenção da DVP para que esse uso abusivo possa ser prevenido acontece durante todo o ano.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares também destacou as atividades da Março de Boa! como uma das maneiras de a instituição beneficiar a população. “É um momento que a Universidade participa intensamente, procurando melhorar a qualidade de vida de todos”, disse.

Realizada desde 2012, a campanha faz parte do Programa Bem Viver da Divisão Psicossocial, vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), e, em 2014, foi organizada em parceria com a Divisão de Esporte e Lazer, também da PCD, a Associação Atlética Acadêmica Luve e os departamentos de Dança e Educação Física. As atividades tiveram o apoio do Agros, da Funarbe, do Sicoob UFVCredi e do SAAE.

Nas fotografias, registros do Sábado de Boa!

(Izabel Morais - Fotos: Thaiss Moreira)