Implantação de Centro Tecnológico de Bioagentes e Biossegurança é tema de workshop

28/03/2014

Profissionais e pesquisadores da UFV e de órgãos estaduais, federais e internacionais reuniram-se no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), nesta quinta-feira (27),  para o workshop Tecnologia e Inovação em Bioagentes e Biossegurança. O evento, que se estendeu até a manhã de sexta-feira (28), teve o objetivo de promover a troca de ideias e discussões para que seja implantado um Centro Tecnológico de Bioagentes e Biossegurança (CTBB) na UFV.

A proposta do CTBB foi apresentada pelo coordenador do projeto e professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Cláudio Mafra (à esquerda na foto). De acordo com ele, o Centro será voltado para ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos biológicos que possam comprometer a segurança humana, vegetal e animal. As suas instalações irão trabalhar com microorganismos classificados como potencialmente fatais, com nível de risco biológico 3, em uma escala que vai de 1 a 4.

O coordenador do CTBB afirmou que a estruturação do Centro irá trazer benefícios regionais, estaduais e nacionais, tendo em vista que empresas e institutos poderão utilizar a instalação da UFV e do Parque Tecnológico de Viçosa para o desenvolvimento de produtos, testes e vacinas a partir de convênios. Na perspectiva nacional, o Centro permitirá que a deficiência em qualificação dos profissionais de biossegurança possa ser suprida por meio de capacitação, com o oferecimento de cursos de pós-graduação, contribuindo, assim, para a diminuição da dependência externa do Brasil na área.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares esteve presente no workshop e lembrou que a Universidade está mais uma vez à frente de um projeto importante que contribuirá para o desenvolvimento e a segurança nacional. “Tenho certeza de que as ideias construídas nesse workshop serão muito produtivas e resultarão em um grande Centro, mesmo com os desafios”, afirmou.

Para a diretora executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria, o workshop é um marco na consolidação das ideias do projeto de construção do CTBB.  Segundo ela, o plano de elaboração está inicialmente estruturado, mas, a partir das discussões, será possível complementá-lo para então começar a busca de investimentos na viabilização do Centro de Bioagentes Biossegurança.

Entre os participantes que contribuíram para as discussões estava o coordenador de projetos da Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, Newton Soares Santarossa (à direita na foto). Ele apontou que é interesse do país apoiar iniciativas que contribuam para enfrentar ameaças biológicas e que, com a implantação do CTBB, a UFV será uma das pioneiras a trabalhar com reagentes de risco 3 em Minas Gerais.

O evento foi promovido pela UFV, pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica Agrícola, pelo Parque Tecnológico de Viçosa e pela Fundação Arthur Bernardes, com o apoio do CenTev, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Laboratório Nacional Agropecuário de Pedro Leopoldo – MG (Lanagro), da Rede de Incentivo à Inovação de Viçosa (Reinova) e do Escritório da Ligação da UFV (Innovation Link).

(Sabrina Areias)