Lúdica Música! abre agenda cultural da UFV

24/03/2014

A agenda cultural de 2014 da UFV teve início na tarde desse sábado (22) com o show do grupo juizforano Lúdica Música! no gramado das Quatro Pilastras. O repertório variado para festejar o Mês da Mulher contou com sucessos do grupo e de intérpretes consagradas no cenário nacional, além dos Beatles e compositores mineiros.

A cantora e percussionista Isabella Ladeira disse que foi a primeira vez que o grupo se apresentou na UFV e que todos os integrantes ficaram felizes com o convite: “o ambiente aqui é super cultural. É um prazer enorme nos apresentar na Universidade porque podemos atingir a muita gente: da comunidade universitária ao pessoal da cidade”.

A diretora musical e cantora do Lúdica Música!, Rosana Britto, destacou a receptividade dos viçosenses e lembrou que a apresentação foi uma oportunidade para o grupo realizar o desejo de se apresentar na UFV e de aproveitar o momento para conscientizar o público de que é preciso ter equiparação entre homens e mulheres.

Mesmo com o princípio de chuva, o show conquistou a plateia, que permaneceu até o final. Esse foi o caso de Paula Netto. Ela é estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e acompanha o Lúdica Música! desde criança. Quando soube da programação cultural preparada pela UFV, não pôde deixar de prestigiar: “sou super fã do grupo. Tenho o primeiro LP que eles gravaram e já acompanhei a muitos shows. Esse, na Universidade que eu gosto tanto, é especial. Era o que faltava”.

O professor do Departamento de Matemática Walter Vargas veio acompanhado pela filha e pela esposa, e elogiou a apresentação como um momento para unir a família e os amigos. “Acredito que têm que ser feitos outros programas culturais assim, destacando o papel da mulher dentro da Universidade e da comunidade”, afirmou.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, foi uma grande satisfação iniciar o ano cultural da UFV com um show ao ar livre e com música de qualidade para homenagear o trabalho das mulheres. Segundo ele, já estão programadas, até dezembro, diversas atrações culturais, com shows de outros grandes nomes da música no gramado das Quatro Pilastras.

A agenda cultural também incluiu, no domingo (23), a apresentação da Orquestra de Câmara Opus que voltou ao palco do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino (campus Viçosa). A apresentação aconteceu às 20h30 com obras que homenagearam o compositor e cantor brasileiro Dominguinhos, além de composições de Tom Jobim, Mozart e Ary Barroso.

Os dois eventos foram promovidos pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Divisão de Assuntos Culturais e da Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (Facev). Nas fotos, alguns registros do show. Clique no centro das fotos para visualizá-las melhor.

(Sabrina Areias)