II CenTev em Sinergia reforça importância de interação entre Universidade e empresa

21/03/2014

O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) realizou, na quinta-feira (20), o II CenTev em Sinergia. O objetivo foi proporcionar interação e troca de conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação entre a comunidade acadêmica, integrantes do Centro, empresas vinculadas, parceiros e empresas externas.

Durante a segunda edição do evento, foram apresentados os 10 projetos de negócios aprovados nos editais 03/2013, referentes ao programa de Pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT). Também tomou posse a nova coordenadora da IEBT, Natália Ferreira, que incentivou os representantes dos projetos aprovados a continuarem investindo em suas ideias com a finalidade de permanecer no CenTev posteriormente como projeto incubado, empresa graduada e empresa residente no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ).

Entre os participantes, o sócio diretor da empresa Iplanus – graduada pela Incubadora –, Anderson Meira, afirmou que a interação com outros empresários diferencia o desenvolvimento da empresa para o mercado. “Foi esta interação que levou a empresa (Iplanus) a submeter proposta para se instalar no tecnoPARQ. Eu e meus sócios vemos com grande entusiasmo esta possibilidade e esperamos, ainda em 2014, terminar o processo de seleção e nos tornar empresa residente do Parque”, disse.

A pré-incubação, segundo a assessora da Superintendência de Inovação Tecnológica de Minas Gerais, Solange Cristina Busek, ajuda no desenvolvimento das ideias inovadoras de forma sistematizada e profissional, bem como na orientação dos gestores que estão à frente dos projetos aprovados. “O CenTev em Sinergia trabalha em duas frentes importantes. Uma delas mostra para a sociedade os resultados dos recursos destinados ao Centro e como o mesmo tem fortalecido o empreendedorismo na região, permitindo uma interação entre empresas já estruturadas no mercado e as novas tecnologias que estes novos empresários tem a oferecer” destacou.

De acordo com a diretora executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria, a dedicação dos empreendedores responsáveis pelos projetos recém aprovados determinará o sucesso das futuras empresas. O vice-reitor da Universidade e presidente do Conselho de Administração do CenTev, Demetrius David da Silva, reforçou a importância do trabalho em conjunto e da colaboração dos diversos atores envolvidos com os projetos do Centro para a obtenção de recursos e oportunidades para Viçosa e para a região.

Também participaram do evento a Gestora de Propriedade Intelectual da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV, Maria Aparecida de Castro Monteiro de Santana; o empresário e representante das empresas incubadas no Conselho de Administração do CenTev, Rômulo Sangiorge de Medina Balga; o empresário e representante das empresas residentes do tecnoPARQ no Conselho de Administração do CenTev, Igor Guadalupe Coelho. Nas fotografias, registros do evento.

(Fonte: CenTev)