Comunidade acadêmica discute ações de extensão e cultura

20/03/2014

A política institucional de extensão e as ações de cultura da Universidade foram discutidas pela comunidade acadêmica, na tarde de quarta-feira (19), durante um seminário promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC). O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa e foi aberto por uma apresentação do Coral da UFV.

As discussões foram iniciadas com a articulação das informações institucionais com a Política Nacional de Extensão Universitária, proporcionada pela palestra da técnica em Assuntos Educacionais da Diretoria de Avaliação de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, Natália Fraga Carvalhais Oliveira (foto abaixo). Ela falou sobre a importância da reflexão sobre os princípios e as diretrizes nacionais e suas ressignificações nos contextos universitários, sobre como a política nacional é aplicada na UFV.

Em seguida, no painel A extensão e a cultura na UFV – Possibilidades e Desafios, o professor do Departamento de Ciências Sociais Marcelo Ottoni Durante apresentou dados do projeto acadêmico Pesquisa e Extensão na Universidade Federal de Viçosa: o Compromisso do Conhecimento Científico com a Sociedade Viçosense, de 2013, sobre as ações de extensão propostas e realizadas pela Universidade e a recepção delas pela sociedade. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, e a professora do Departamento de Economia Rural France Maria Gontijo Coelho, que participa de atividades de extensão na UFV há muitos anos, também expuseram algumas experiências e visões.

O professor Gumercindo explicou que os resultados das discussões proporcionadas pelo seminário contribuirão para a revisão da política institucional de extensão, criada há quase 16 anos. “Encontramos necessidade de atualizar essa política. Este evento será seguido por outros durante o ano, de maneira que possamos amadurecer juntos e abrir um processo de revisão dela”, disse. A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares reforçou que a Universidade exerce sua função extensionista há 87 anos, realizando ações juntamente com a sociedade e trazendo as demandas externas para seus campi, e precisa continuar avançando na área.

Na fotografia em destaque, a mesa do seminário. Da esq. para a dir., a coordenadora do Núcleo de Apoio a Programas e Projetos de Extensão, Ivani Soleira Gomes; o assessor especial da PEC, Ney Sussumu Sakiyama; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Walmer Faroni; o vice-reitor Demetrius David da Silva; a reitora Nilda Soares; o pró-reitor Gumercindo Lima; a assessora especial da PEC, Regina Célia Pereira da Silva, e o Diretor de Extensão e Cultura do campus de Rio Paranaíba, Cristiano Pacheco de Deus Mundim.

(Izabel Morais – Fotos: Daniel Sotto Maior)