Campus Viçosa

Inflação de fevereiro é a menor dos últimos oito meses

20/03/2014

Em fevereiro, o Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa) registrou a menor inflação dos últimos oito meses: 0,05%. O índice é muito inferior ao de janeiro (3,63%) e o menor dos últimos oito meses. Com isso, o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 10,90%.

A diminuição no ritmo do crescimento dos preços era de certa forma esperada, uma vez que grande parte dos reajustes tradicionais já ocorreu em janeiro, como é o caso das mensalidades escolares. Também em janeiro acontece o impacto referente ao aumento dos preços dos serviços ocasionado pelo reajuste do salário mínimo.

Apesar da queda do IPC-Viçosa em fevereiro, alguns grupos apresentaram aumentos importantes de preço em relação ao mês anterior, como os de Vestuário (2,53%) e Saúde e Cuidados Pessoais (1,12%). Os grupos cujos preços tiveram as maiores quedas foram Artigos de Residência (-3,89%) e Educação e Despesas Pessoais (-0,84%).

Quanto à cesta básica de alimentação, em Viçosa o seu custo teve um aumento de 0,67%. Os principais itens responsáveis por esse aumento foram a banana (19,73%) - que tem preço influenciado pela sazonalidade -, o óleo de soja (9,88%) e o arroz (9,09%).

Confira todos os dados do IPC de fevereiro no arquivo anexado ou no site do Departamento de Economia.

IPC-Viçosa
O Departamento de Economia da UFV acompanha, desde 1985, a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas com renda entre um e seis salários mínimos. Ela tem o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Empresa Júnior de Economia (EJESC Jr) e coordenação geral do professor Adriano Provezano Gomes. 

 

(Adriana Passos – Fonte: IPC)