Estudantes do CCA e do CCE colam grau no campus Viçosa

14/03/2014

Colaram grau, na noite desta sexta-feira (7), cerca de 400 estudantes dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) do campus Viçosa da UFV. No Espaço Multiuso, a tradicional entrada festiva dos formandos, dos integrantes dos conselhos superiores e das autoridades da UFV e de Viçosa marcou o início da sessão solene, presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares. A plateia, mais uma vez, acompanhou tudo com muita alegria.

Na segunda turma de “Os ForMarços”, o juramento foi realizado pela estudante do curso de Agronomia Letícia Gonçalves de Freitas Campos Borges. Antes de receberem seus diplomas, os formandos também dividiram com os convidados as recordações mais marcantes dos anos da graduação por meio do discurso do orador Ailton Arantes Cunha, formando em Química.

O paraninfo da turma, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC) e ex-reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, foi representado pelo coordenador geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Antônio Simões Silva. Ele recebeu uma placa da estudante do curso de Zootecnia Tháyna Lopes Veiga Ravaiano e deixou como mensagem para os novos profissionais um trecho do livro Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa: “o correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem!".

Em seu discurso, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares destacou “a noite feliz” de celebração de um “momento tão especial” para aqueles que, há alguns anos, chegaram à UFV como calouros, meio perdidos, e que hoje realizam o grande sonho da formatura compartilhado com familiares. Ela parabenizou os pais e os agradeceu por terem confiado a educação profissional de seus filhos e filhas à UFV. Aos agora profissionais, lembrou que, com a formatura, termina uma etapa muito importante da vida. No entanto, ressaltou que dentro da UFV, os formandos se prepararam e se capacitaram para servir ao Brasil. Por isso, recomendou: “onde quer que estejam, façam uma grande transformação, para a qual não são necessários grandes atos ou ações. Muitas vezes, ela acontece por meio de pequenas coisas feitas com justiça e ética. Procurem servir sempre àqueles que estão com vocês”.

A reitora pediu ainda aos formandos que não se esqueçam de serem gratos por tudo e por todos aqueles que passaram pela vida deles e que tenham orgulho. Afinal, lembrou: ”vocês estão se formando em uma das melhores universidades públicas deste país. Sejam embaixadores da Universidade Federal de Viçosa”. Ela comentou também sobre o fato de os estudantes terem feitos grandes amigos na UFV e disse: “onde fazemos amigos e passamos bons momentos da vida, levamos saudades; tenham saudade desta casa para que possam voltar sempre”. Em nome do bacharel em Cooperativismo Bruno Costa da Fonseca, ela cumprimentou os demais formandos, reconhecendo o quanto foram guerreiros e determinados.

Alegria e ansiedade
O sentimento comum entre os formandos, enquanto aguardavam a entrega dos seus certificados de conclusão de curso, foram alegria e ansiedade. O graduando em Agronomia Felipe Melo Landim se disse realizado e afirmou que aproveitou todas as oportunidades oferecidas pela UFV, buscando construir um bom currículo para o mercado de trabalho. Além de participar de programa de iniciação científica, ele realizou intercâmbios nos Estados Unidos e na Venezuela.

Mateus Curi Petrauski, além de receber o certificado de engenheiro civil, recebeu também a medalha de ouro Presidente Bernardes – entregue aos estudantes com maiores coeficientes de rendimento acumulado acima de 91. “As sensações são de vitória, dever cumprido e um pouco de medo da nova etapa, como quando viemos do ensino médio pra a Universidade. É uma vida nova que se inicia e que será abraçada com determinação”. Em 2014, ele iniciará um mestrado na área de Concentração e Engenharia de Construção.

Homenageados
Além da medalha de ouro entregue a Mateus Couri Petrauski, três alunos de cursos do CCA e oito do CCE receberam medalhas de prata. O homenageado geral da segunda turma de formandos de março do campus Viçosa, o técnico administrativo da Divisão de Alimentação da Universidade João da Silva Motta, recebeu uma placa da estudante de Engenheira de Alimentos Samira Reis Coelho.

Os pais de todos os formandos foram representados pela mãe Luiza Helena Araújo da Silva, que recebeu sua placa das mãos da filha única e agora bacharela em Cooperativismo, Priscilla Silva Coelho. Luiza contou que o seu marido faleceu quando Priscilla tinha apenas oito anos de idade e que o momento foi muito difícil para as duas, que são de Fortaleza (CE). A formatura da filha foi uma vitória: “ela conseguiu e eu estou muito feliz por isso”.

Entre as homenagens, também esteve a da formanda Tháyna Lopes Veiga Ravaiano à colega do curso de Zootecnia Ariane Gomes Salles Tibúrcio, que faleceu em novembro de 2013. Os pais Cássio e Cibele e a irmã Aline Tibúrcio receberam o certificado de conclusão de curso da Ariane, entregue pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira. Nas fotografias abaixo, registros da cerimônia.

A programação de formatura continuará neste sábado (15), com o Culto em Ação de Graças, às 10h, na Igraja Presbiteriana, e com o Baile de Gala, às 23h, na Espaço Multiuso.

(Coordenadoria de Comunicação Social – Fotos: Daniel Sotto Maior)