Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência inicia atividades

14/03/2014

Os coordenadores, supervisores e novos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFV realizaram uma cerimônia na tarde de quinta-feira (13) para marcar o início das atividades que realizarão em 2014. O evento aconteceu no auditório do Departamento de Economia Rural e também contou com a presença de diretores e professores de escolas de educação básica vinculadas ao Pibid, da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e de outros integrantes da administração superior da Universidade.

O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para valorizar a formação de professores para a educação básica. Por meio dele, estudantes de licenciatura de Instituições de Educação Superior do país realizam atividades didáticas junto com professores de escolas da rede pública de ensino. Assim, de acordo com o coordenador do Programa na UFV, o professor Leacir Nogueira Bastos, os bolsistas têm oportunidades de aprender e auxiliar os professores das escolas de educação básica da rede pública de ensino, trabalhar na preparação de materiais didáticos diferenciados e conhecer a realidade da educação no Brasil.

Em 2014, um novo ciclo do Pibid será iniciado, com duração de quatro anos, como informou o professor Leacir. Na UFV, 415 estudantes de 12 cursos de licenciatura do campus Viçosa desenvolverão atividades em 27 escolas de Viçosa e em uma de Teixeiras (MG). No campus Florestal, 67 estudantes de cinco cursos de licenciatura atuarão em cinco escolas de Florestal e de Pará de Minas (MG). Suas atividades serão acompanhadas por 77 supervisores e 39 coordenadores.

O estudante do sétimo período do curso de Ciências Biológicas Luís Carlos da Costa irá participar do Pibid pela segunda vez. Por meio do Programa, ele já atuou na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat), em Viçosa, e disse que a experiência contribuiu muito para a sua formação acadêmica. Já a estudante do sétimo período do curso de Letras Anaísa Gabriela de Souza Bento, pela primeira vez no Pibid, tem expectativas de conhecer melhor e contribuir com a rede pública de ensino.

A importância do Pibid para a formação dos bolsistas e para o desenvolvimento das escolas foi reforçada pela chefe do Departamento de Ensino Fundamental de Viçosa, Cristina Sueli dos Santos, que representou a Secretaria Municipal de Educação, e pela reitora. A professora Nilda também destacou a importância do reconhecimento da educação como ferramenta para o desenvolvimento do país e desejou que os estudantes presentes aproveitem o aprendizado proporcionado pelo Programa.

Na primeira fotografia, um registro da mesa da cerimônia. Da esq. para a dir., a chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Cristina Sueli dos Santos; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Carlos de Castro Goulart; o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis; a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares; o vice-reitor Demetrius David da Silva; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti de Almeida Oliveira; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Walmer Faroni, e o coordenador institucional do Pibid, Leacir Nogueira Bastos.

(Izabel Morais – Fotos: Daniel Sotto Maior)