Reitora participa de eventos e consolida parcerias na Europa

18/02/2014

A partir desta quarta-feira (19), a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares iniciará uma série de visitas a instituições europeias para participar de eventos e consolidar parcerias. A primeira será à Bélgica, onde representará a UFV em um seminário sobre internacionalização da educação superior do Brasil e da Europa.

De acordo com a reitora, essa primeira atividade reunirá representantes de instituições europeias e de universidades federais brasileiras e será um momento importante para a consolidação e construção de novas parcerias. Em seguida, as visitas acontecerão em Coimbra (Portugal) e em Santiago de Compostela (Espanha), onde estudantes de licenciaturas e professores de áreas diversas da UFV, respectivamente, estão em intercâmbio. Na Holanda, a professora Nilda visitará a Universidade de Wageningen: “em 2013, nós recebemos o presidente dessa universidade em Viçosa e, agora, iremos até ela conhecer suas áreas de atuação e fechar algumas parcerias importantes, como a de cotutela. Ela é a segunda melhor universidade do mundo em agricultura e floresta. Queremos conhecer esse trabalho de perto”.

A professora Nilda lembrou que a internacionalização da UFV tem se intensificado desde 2013, trazendo muitas novidades para a comunidade universitária, principalmente para os estudantes. “O programa Ciência sem Fronteiras deu essa grande oportunidade, mas ela só se consolida quando a Universidade se coloca como parceira das instituições do exterior”, destacou. Em 2013, a UFV enviou cerca de 500 estudantes para o exterior e recebeu muitos: “recebemos aproximadamente 200 estudantes da África, da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa”.

Como exemplo dessa internacionalização, a reitora comentou que a instituição está organizando uma série de seminários para os estudantes que estão retornando do Ciência sem Fronteiras. Ela também lembrou que a Universidade tem oferecido vários incentivos, como vagas gratuitas para a realização do exame de proficiência em língua inglesa Toefl e o programa Inglês sem Fronteiras.

Durante as visitas, a reitora será acompanhada pela assessora técnica da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFV, Simone Eliza Facioni Guimarães.

(Izabel Morais)