Reitoria apresenta avaliação de 2013 e orçamento de 2014 para comunidade acadêmica

28/01/2014

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares se reuniu com a comunidade acadêmica, na manhã da última quinta-feira (23), como nos anos anteriores, para apresentar as metas alcançadas pela UFV em 2013 e o orçamento da instituição para 2014. Durante o encontro, que aconteceu no Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes, ela aproveitou para desejar que o ano seja tão produtivo e cheio de conquistas como o que termina.

Entre as metas alcançadas, a reitora falou sobre as obras concluídas – como os edifícios da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, da Saúde e os pavilhões de aulas dos campi Florestal e Rio Paranaíba –, as readequações e manutenções de instalações físicas – como as de algumas unidades experimentais – e as principais obras em andamento – como restaurantes universitários nos três campi. A Universidade ainda teve a ampliação do seu link de acesso à internet, de suas redes sem fio e do uso de software livre, além do lançamento da sua nova página eletrônica. Ainda na área tecnológica, os restaurantes universitários receberam um sistema informatizado de crédito e o sistema de acerto de matrículas dos estudantes foi melhorado.

A Reitora Nilda Soares informou a busca por novos recursos para atender às necessidades da UFV, a sensibilidade do MEC em relação a esta demanda e um aumento orçamentário de aproximadamente R$ 27 milhões. Esses recursos permitiram o adicional dado à comunidade acadêmica para a compra de equipamentos de laboratórios.

Em 2013, a UFV também redimensionou seu quadro de pessoal, nomeando 425 novos servidores – 304 técnicos administrativos e 121 docentes – destacando as mais de 70 novas vagas de docentes que foram obtidas do MEC para atender às demandas prementes dos três campi. A capacitação dos servidores foi também priorizada neste ano e atendeu 973 servidores em 64 cursos de capacitação oferecidos, abrangendo temas das áreas administrativas e de atividades do campo. Dentro de programas de mobilidade acadêmica, ela enviou 472 estudantes para estudarem em outros países e recebeu 197 estudantes estrangeiros. A comunidade acadêmica passou a contar com o seguro estudantil para os alunos do Colégio de Aplicação (Coluni) e de pós-graduação, com novos programas de pós-graduação e com o programa Fortis, de fortalecimento da pós-graduação. Bons resultados também vieram dos eventos realizados – como os de ensino, pesquisa e extensão, destacando as atividades culturais, de esporte e lazer, principalmente as multicampi –, por meio da auto avaliação institucional e de rankings nacionais e internacionais. Na área de segurança, o campus Viçosa concluiu a implantação do sistema de videomonitoramento das suas áreas externas e do ponto de apoio da Polícia Militar.

O coordenador do Curso de Letras, Adélcio Cruz, fez uma avaliação positiva da reunião: “eu destaco o esforço que a Universidade tem feito para compor o orçamento, os gastos que nós necessitamos para a ampliação devido à demanda externa que tem chegado do aumento do número de estudantes”.

Para a coordenadora do curso de Bioquímica Juliana Fietto, foi satisfatório ver que a UFV realizou mais do que o planejado para 2013. “Eu percebo que a reitoria e a administração estão comprometidas em ir atrás de mais recursos, porque o que é destinado não é suficiente. A iniciativa de apresentar os dados para a comunidade acadêmica é essencial. Eu espero que todos os administradores, daqui para frente, continuem mantendo essa comunicação, porque é uma maneira mais fácil da gente saber o que está acontecendo com a Universidade, de trazer as nossas demandas de uma forma mais direta”, destacou.

Esse é o perfil administrativo estimulado pela reitoria, de acordo com a professora Nilda. A administração superior da instituição, segundo ela, sempre se mantém próxima e dialoga com a comunidade acadêmica para sentir as demandas reais e atendê-las de maneira prioritária. Sobre a reunião, ela ainda disse que a UFV, além de perceber a importância do planejamento, entende que esse é o caminho certo e, em 2014, continuará informando e ouvindo a todos.

Na primeira fotografia, um registro da mesa da reunião. Da esq. para a dir., o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Walmer Faroni, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti Oliveira, a reitora Nilda, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Oliveira, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Carlos Goulart.

(Coordenadoria de Comunicação Social)