UFV discute projeto de colaboração Brasil-Austrália em ciências tropicais

14/01/2014

Algumas linhas de pesquisa da UFV foram apresentadas, nesta terça-feira (14), a cônsul da Austrália, Sheila Lunter, que veio à Universidade para uma reunião de trabalho em torno do projeto Tropical Alliance. Trata-se de uma iniciativa que envolve os governos australiano e brasileiro, bem como universidades e empresas dos dois países, para o fortalecimento das ciências tropicais. A proposta é buscar solução para os problemas comuns às regiões tropicais: da saúde humana ao meio ambiente.

Por ser uma universidade que reúne cursos de excelência nas ciências agrárias e ambientais, a UFV se tornou uma parceira natural das instituições australianas, conforme contou a coordenadora técnica da Diretoria de Relações Internacionais – órgão responsável pela logística do evento -, professora Simone Guimarães. Segundo ela, a parceria com a UFV também envolve projetos nas áreas de engenharia sanitária e de saúde.

Para Sheila Lunter, o fato de o Brasil e a Austrália terem grande parte dos seus territórios localizada na Zona Tropical significa problemas e desafios idênticos, que necessitam de colaboração para que sejam superados. Ela considera que a universidade, por meio da pesquisa, tem o papel fundamental de buscar soluções tecnológicas que podem ser comercializadas e adaptadas para as regiões tropicais.

A cônsul destacou que o governo australiano tem se preocupado muito em promover, especialmente, o desenvolvimento do Norte do seu país. Ela comparou essa preocupação com a do governo brasileiro, que também vem buscando caminhos para desenvolver economicamente as regiões Norte e Nordeste. A pesquisa, em sua opinião, pode ser a base para gerar mais produtos, tecnologias, novas soluções e inovações para ambos os países.

Em sua participação na reunião de trabalho desta terça-feira, Sheila Lunter trouxe informações sobre os encontros que teve em universidades da Austrália que estão se especializando em pesquisa tropical. O objetivo foi debater os programas que serão implementados inicialmente e as pesquisas que têm a ver com o Tropical Alliance, para que comecem as ações do projeto de colaboração entre Austrália e Brasil, que não tem prazo limite de realização. “Foi uma primeira reunião; teremos muitos anos para fazer muitas colaborações juntos”, disse a cônsul.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que abriu a reunião, é muito positivo mostrar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na UFV, que poderão auxiliar na solução dos problemas enfrentados pelos países tropicais, e também estreitar as relações com a Austrália. Ela lembrou que a UFV já recebeu vários professores de universidades australianas e que, atualmente, tem cerca de 50 estudantes fazendo intercâmbio naquele país. A sua expectativa é, em breve, realizar um “Dia da Austrália” no campus Viçosa, a exemplo do que aconteceu, em 2013, com a Universidade de Purdue (Estados Unidos) e de Wageningen (Holanda). A conversa sobre o assunto já aconteceu com o embaixador da Austrália, em Brasília.

Além de pesquisadores da UFV, participaram da reunião o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Governo de Queensland, Renato Ciminelli; o professor da Monash University Gustavo Maia de Cerqueira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, e a diretora executiva do CenTev/UFV, Adriana Ferreira de Faria.

Nas fotos, registros da reunião. Da esq. para dir.: o pró-reitor Eduardo Mizubuti, a reitora Nilda Soares e a cônsul Sheila Lunter (também na foto central) e a coordenadora da DRI Simone Guimarães.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)