Instalação de novo link de internet melhora velocidade de comunicação dos usuários

14/01/2014

Desde 6 de janeiro, está funcionando, no campus Viçosa, o link de 1 Gbps que conecta a UFV à internet através do Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em Belo Horizonte. A instalação desse link possibilita que a UFV ofereça novos serviços de comunicação de dados e melhore ainda mais a velocidade de comunicação dos usuários com a internet, que ficará equiparada às disponíveis em outras importantes universidades brasileiras.

O link foi contratado pela RNP por meio do Projeto Veredas Novas, que tem como objetivo a melhoria da infraestrutura de comunicação das universidades localizadas no interior do Brasil, para que possam desenvolver suas atividades com mais qualidade. Também foram beneficiados os campi de Florestal e Rio Paranaíba, para onde o projeto Veredas Novas prevê a contratação de circuito na velocidade mínima de 20 Mbps expansíveis para até 100 Mbps no decorrer de dois anos: 20 Mbps e 40 Mbps, no primeiro e segundo semestre de 2014, respectivamente, e 60 Mbps e 100 Mbps, no primeiro e segundo semestre de 2015, respectivamente. Rio Paranaíba recebeu, no início de dezembro, seu link de 20 Mbps e Florestal ainda aguarda a instalação.

Segundo a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, essa ação foi resultado de muito empenho durante 2013 e representa  um avanço importantíssimo para a Universidade, em função do seu volume de transmissão de dados e da demanda interna de redes sem fio.

A inclusão da UFV no projeto, de acordo com a diretora de Tecnologia da Informação, Michelini Lopes da Mota, "dará um novo fôlego para que a Universidade possa expandir seus serviços de comunicação de dados, tanto da rede cabeada quanto da rede sem fio”. Michelini lembra que, em abril de 2013, já houve uma expansão do link de internet de Viçosa, que passou de 155 Mbps para 310 Mbps. Isto permitiu uma melhora significativa na velocidade de comunicação com a internet e também a disponibilização de novos serviços de TI para a comunidade da UFV. Dentre eles, a melhoria da rede wireless nos alojamentos, na biblioteca e nos pavilhões de aulas.

O circuito de 1 Gbps foi implantado através de cabos de fibras ópticas redundantes pela Cemig Telecomunicações S/A,  contratada pela RNP.

(Adriana Passos - Fonte: DTI)