Campus Florestal

Simpósio de Integração Acadêmica é iniciado no Campus UFV-Florestal

22/10/2013

A quarta edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA-2013) foi aberta, nesta segunda-feira (21), às 19h, no Campus UFV-Florestal. O SIA-Campus Florestal contou com a participação do nadador olímpico e Secretário Adjunto de Esporte e Juventude do Estado de Minas Gerais, Rogério Aoki Romero, como palestrante.
O SIA se consolida como atividade multicampi ao ser programado conjuntamente pelos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Conforme o coordenador do evento no Campus UFV-Florestal, José Carlos Baffa, o evento visa integrar ensino, pesquisa e extensão, de forma que os alunos possam conhecer os projetos institucionais que estão sendo desenvolvidos, bem como suas agências de fomento. Em Florestal, há um total de 272 estudantes inscritos, com 105 trabalhos e 25 deles escolhidos para apresentação oral.
Segundo a presidente da comissão organizadora do evento, Rita de Cássia de Alcântara Braúna, o  destaque do simpósio  é a interdisciplinaridade: “o SIA adota uma ação integrada para tornar menos rígidas as fronteiras entre as diferentes áreas do conhecimento". De acordo com a professora, o evento acontece no contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, por isso, acompanha a temática Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade: “além de seguirmos o tema proposto pela Semana, acrescentamos a ele o conhecimento e a acessibilidade, pois entendemos que essa discussão precisa ser feita no ensino superior”.
Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Florestal, Marco Antônio de Oliveira, a apresentação de vários trabalhos durante o SIA mostra o esforço dos alunos e seus orientadores para implementar atividades de ensino, pesquisa e extensão  na UFV-Florestal.  "A cada ano são novos trabalhos de boa qualidade que nos surpreendem", diz o professor, revelando, ainda, a expectativa  de que o campus cresça cada vez mais  e possa mostrar tal desenvolvimento durante o SIA.
Conforme o palestrante da abertura do SIA no Campus Florestal, Rogério Romero, que também é presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, a importância de um evento como o SIA  está no fato de a universidade estar buscando sinergia entre trabalhos de diversos estudantes, de forma que eles sejam voltados não só para a academia, mas também para o mercado de trabalho.
Rogério faz um paralelo do esporte com a forma como devem ser desenvolvidos os projetos acadêmicos: "é importante saber trabalhar em equipe, sendo esta a mensagem que está sendo passada aqui. Apesar de meu esporte ser a natação, que é individual, os resultados que alcancei foram  fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar". O atleta fala, assim, sobre o oportuno  tema do SIA 2013: "o esporte tem o poder de agregar", pois possui uma lingua universal, fazendo com que todas as pessoas entendam que, a despeito dos resultados alcaçados, todos os times  acabam, de alguma forma, ganhando. Além disso, do mesmo modo que na pesquisa, no ensino e na extensão, a prática do esporte traz a possibilidade de contar  com a colaboração de pessoas do mundo inteiro.

Programação

Nestas terça (22) e quarta-feira (23), a programação do SIA-Florestal seguirá com apresentações orais e em painéis.
Os participantes podem consultar os horários e locais das apresentações orais clicando aqui e das apresentações em painéis, clicando aqui.
Para mais detalhes, acesse a página do SIA-Campus Florestal.

Por ACS UFV-Florestal