Campus Viçosa

Pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Administração são premiados em evento europeu

11/10/2013

.

O professor do Departamento de Administração e Contabilidade e Marco Aurélio Marques Ferreira, o graduando em Ciências Contábeis Anderson de Oliveira e a pesquisadora Ambrozina de Abreu Pereira, vinculados ao grupo Administração Pública e Gestão Social do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGADM), foram agraciados com o prêmio Juan Prats durante o Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Políticas Públicas. O artigo produzido pelo trio foi considerado o melhor nas áreas Administração Pública, Instituições e Comportamento Político e Políticas Públicas do evento, que aconteceu entre 22 e 23 de setembro, em Madrid (Espanha).

O objetivo do estudo – Monitoramento das políticas públicas no Brasil: instrumento de promoção da transparência e da accountability ou objeto normativo? – foi verificar como o monitoramento das políticas públicas no âmbito da gestão pública estadual tem contribuído como ferramenta de transparência e accountability no Brasil. Embora o monitoramento tenha contribuído para que a gestão das políticas públicas fosse realizada com transparência e accountability, foram observados pontos de deficiência como: 1) a medida da execução física e financeira das políticas não permite avaliar de maneira qualitativa se o objetivo das políticas tem sido realmente alcançado; 2) a sociedade civil não tem nenhum tipo de acesso ao sistema que contém as informações sobre a execução das políticas públicas e 3) as audiências públicas de monitoramento são realizadas somente na capital do estado, restringindo a participação da sociedade no processo. Esses resultados reforçam as discussões teóricas sobre a limitação da efetiva participação do cidadão no monitoramento das políticas públicas.

A pesquisa, de acordo com Anderson, foi muito importante para sua formação. “Gosto muito da área de administração pública e acredito que, só por meio do seu entendimento, poderemos realizar alguma interferência eficaz na gestão pública”, disse. Para ele, o desenvolvimento do projeto de pesquisa foi prazeroso e o prêmio coroou o esforço do trio.

Já para o professor Marco Aurélio, que coordena o Programa de Pós Graduação em Administração, a premiação representa o reconhecimento do trabalho em equipe, em especial das redes de pesquisa interinstitucionais e da qualidade da produção da UFV, em especial do PPGADM. "Como líder do grupo, me senti honrado e orgulhoso por representar a UFV em distinta ocasião”.

Na fotografia, um registro do professor Marco Aurélio (à esquerda) recebendo a premiação em nome do grupo.

 

(Fonte: secretaria do Departamento de Administração e Contabilidade)