Comissão de Moradores do Alojamento toma posse em cerimônia na reitoria

22/07/2013

Após dois anos sem representantes, tomou posse, na última sexta-feira, a nova Comissão de Moradores do Alojamento (CMA) do campus Viçosa da UFV. A cerimônia aconteceu na reitoria e foi a primeira realizada na gestão da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que destacou o momento como “uma etapa significativa para a administração” pela importância do CMA para a Universidade. Isso porque a Comissão atua como interlocutora dos alojamentos com a reitoria, permitindo que a instituição conheça suas demandas.

A entrega dos atos aos novos membros da CMA formalizou o desejo de se pensar em conjunto o aprimoramento das ações relacionadas à assistência estudantil. Tanto é assim que, no final da cerimônia, foi anunciada pela reitora a criação do Programa de Bolsas de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida nos Alojamentos, que deverá funcionar sob a tutela do Serviço de Bolsas da Divisão de Assistência Estudantil.

No programa, realizado em parceria com a CMA, os membros da Comissão ou moradores de alojamentos por eles indicados irão atuar em projetos relacionados a cinco temas: Promoção à Saúde; Esporte e Lazer; Normas e regulamentos; Infraestrutura e Cidadania e Direitos Humanos. Todos serão voltados para os alojamentos com a proposta de, entre outros aspectos, atualizar suas normas e resoluções, reduzir fatores de risco para doenças, diagnosticar problemas de infraestrutura e indicar soluções, organizar e divulgar atividades esportivas e conscientizar sobre práticas e hábitos de boa convivência. O objetivo, segundo a reitora, é elaborar ações, juntamente com os estudantes, “para que a permanência, a convivência e a vivência nos alojamentos sejam as melhores possíveis”.

Um dos membros da CMA, o aluno de Agronomia Gabriel Rezende Marques, agradeceu o fato de a cerimônia ter acontecido na reitoria, “o que mostra o respeito da administração pelos estudantes”. Em sua avaliação, integrar a Comissão é um momento a mais na formação: “estamos sendo porta-vozes dos moradores e achamos que será muito frutífera a relação; vamos tentar achar soluções para os problemas”.

Durante a cerimônia, a disponibilidade dos membros da CMA foi ressaltada pela reitora e pela pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini. “O grupo veio para fazer diferença; veio para trabalhar e não foi motivado por bolsa. Isso se chama doação”, lembrou Sylvia Franceschini. Para ela, a CMA é parte da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), uma vez que ajuda a construir uma assistência estudantil com a qualidade que todos querem para a UFV. A pró-reitora lembrou que a comissão representa hoje 1.390 moradores.

Além de estudantes, participaram da posse as assessoras especiais da PCD, professoras Sílvia Eloiza Priore e Viviane Lírio, e representantes de divisões e serviços da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários.

Comissão
A CMA foi criada, em 1998, a partir de resolução do Conselho Universitário (Consu). Fazem parte dela dois alunos representantes dos alojamentos do campus Viçosa. Em 2013, a Comissão está sendo formada por 10 estudantes, que estão representando cinco dos seis alojamentos. Eles foram escolhidos por meio de eleição, realizada em maio, e terão um ano de mandato.

(Adriana Passos)