Diretrizes do MEC orientam questionário de Autoavaliação Institucional

21/10/2015

Professores, técnicos administrativos e estudantes da UFV têm até 15 de novembro para responder o questionário do V Ciclo de Autoavaliação Institucional. Ele é uma versão atualizada daquele que foi aplicado no ciclo anterior, realizado em 2013. Para obter a nova versão, a Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Viçosa (CPA-UFV) discutiu, nos últimos dois meses, propostas de atualização do questionário.

Foram realizadas diversas reuniões, por videoconferência, com as subcomissões de avaliação dos campi de Florestal e de Rio Paranaíba, que, assim como a comissão do campus Viçosa, são compostas por representantes dos professores, técnicos administrativos, estudantes  e da sociedade civil organizada.

Em conformidade com diretrizes do Ministério da Educação (MEC), as questões para a Autoavaliação Institucional estão distribuídas em cinco eixos temáticos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura FísicaAs perguntas são dispostas no questionário de acordo com cada categoria da Universidade. Assim, questões, por exemplo, sobre assistência estudantil são feitas apenas aos estudantes, e sobre capacitação profissional, somente aos técnicos e professores.

De acordo com Luciana Maria Pereira da Silva, uma das representantes dos técnicos administrativos na CPA-UFV, a Comissão se preocupou em elaborar questões cujos resultados pudessem contribuir para a gestão universitária. Ela enfatizou a importância de se avaliar as políticas e práticas adotadas pela UFV e consolidar a cultura de avaliação institucional. “O questionário poderia ser feito por amostragem, mas resolvemos disponibilizá-lo para toda a comunidade justamente para propiciarmos uma reflexão coletiva sobre a UFV que estamos construindo”, destacou.

Vale lembrar que o questionário de autoavaliação pode ser acessado em www.cpa.ufv.br

(Divisão de Jornalismo)