Notícias

Manejo estratégico de pastagens em debate na UFV

13/11/2008

 

Mais de 300 pessoas do Brasil e de outros países, entre pesquisadores, professores, empresários e estudantes encontram-se na Universidade Federal de Viçosa, discutindo diversos aspectos da produção animal, durante o IV Simpósio sobre Manejo Estratégico da Pastagem e o II Simpósio Internacional sobre Produção Animal em Pastejo, iniciados na manhã desta quinta-feira, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino.
Os eventos, com atividades programadas até sábado, dia 15, constam de palestras e debates com a participação de renomados especialistas da atualidade. Realizado a cada dois anos, desde 1997, o Simpósio tem obtido grande êxito e superado as expectativas, tornando-se parte do programa de atividades do Departamento de Zootecnia da UFV. É considerado, atualmente, evento de referência dentro da área de pastagens no Brasil. A Comissão Organizadora é composta pelos professores Odilon Gomes Pereira (presidente), José Antônio Obeid, Domício do Nascimento Júnior e Dilermando Miranda da Fonseca.
Além das palestras e debates, o programa prevê a realização dos cursos “Fermentação na silagem e no rúmen”, ministrado pelo professor Limin Kung, Jr., da Universidade de Delaware – EUA, e “Suplementação protéica de bovinos em pastejo”, pelo professor Joel Caton, d Universidade Estadual da Dakota do Norte – EUA.
Constam da programação de palestras os seguintes temas, com os respectivos expositores: “Atualidades sobre manejo do pastejo nos trópicos”,, professor Domicio do Nascimento Jr., da UFV; “Manejo de sistemas de pastejo”, professor Parry N.P. Matthews, da Universidade Massey – Nova Zelândia; “Influência do pastejo na biodiversidade do ecossistema da pastagem” pelo pesquisador Moacyr Bernardino Dias Filho, da Embrapa; “Dinâmica da população de plantas sob pastejo” professor Sila Carneiro da Silva, da Esalq/USP; “Características estruturais do pasto e o consumo de forragem”, professor Paulo César de F. Carvalho, da UFRGS; “Nutrição de bovinos em pastejo”, professor Joel Caton; “Orçamentação forrageira em áreas de pastejo”, pesquisador Matt Sanderson, do USDA-Agriculture Research Service; “Integração entre pastejo e colheita mecânica da forragem”, professor Alastair Nicol, da Universidade de Lincoln – Nova Zelândia: “Análise da fermentação e teste da qualidade de silagem”, professora Debbie J.R. Cherney, da Universidade Cornell – EUA; “Avanços no uso de inoculantes para silagem”, pesquisador Richard Muck, do Dairy Forage Research Center – Madison – EUA; “Estabilidade aeróbia em silagens”, professor Limin Kung, Jr.; “Produção e utilização de silagem de capim no Brasil”, professor Odilon Gomes Pereira, da UFV; “Adubação de pastagens e qualidade da água”, professora Maria Lucia Silveira, da Universidade da Flórida – EUA; “Adubação de pastagens no Brasil - uma avaliação crítica” professor Dilermando Miranda da Fonseca, da UFV; “Produção e comercialização de sementes forrageiras no Brasil”, pesquisador Francisco Humberto Dübber de Souza, da Embrapa; “Cigarrinhas-das-pastagens: bioecologia, importância e alternativas de controle”, pesquisador José Raul Valério, da Embrapa; “O plantio direto na recuperação de pastagens em áreas montanhosas”, professor Lino Roberto Ferreira, da UFV.
No registro fotográfico, participantes dos eventos, no final da manhã desta quinta-feira.
(Postado por J. P. Martins)

Notícias

Destaques


Eventos

Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial