UFV e UFMG na final do Desafio Sebrae

23/10/2007

A equipe Milagres, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), conquistou o primeiro lugar da etapa estadual e vai representar Minas Gerais na semifinal do jogo virtual Desafio Sebrae. A equipe Non Multa Sed Multum, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ficou em segundo lugar e também concorrerá ao prêmio máximo da competição - uma viagem à Itália, para conhecer um grande centro de empreendedorismo.

Os integrantes da equipe Milagres, Marcelo Oikawa, Gabriel Gonçalves, Fabrício Luiz, Thiago Assis e Leandro Medeiros estão no último período de Ciência da Computação e atribuem ao trabalho em equipe o sucesso no jogo. 'Antes de cada decisão, a equipe se reunia para planejar uma estratégia. A opinião de cada participante era discutida em grupo', afirma o estudante Gabriel Gonçalves.

Fabrício Luiz participa do Desafio Sebrae pela segunda vez. Ele acredita que as atividades propostas no jogo ensinam e estimulam o empreendedorismo nas universidades. 'Administramos todos os setores de uma empresa. Aprendemos que todas áreas são interligadas. Para administrar precisamos entender os conceitos de produção, marketing, recursos humanos e finanças,' comenta.

Poucos integrantes, muita qualidade

O slogan Non Multa Sed Multum, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), foi utilizado para nomear a equipe formada pelos irmãos Erick, Paola e Douglas Lisboa. A idéia de utilizar essa frase partiu de Erick, que estudou na EPCAR por três anos. 'Non Multa Sed Multum significa: poucos integrantes, muita qualidade. Nós nos inspiramos nesse conceito para vencer os concorrentes do Desafio Sebrae,' explica Erick.

Os irmãos Lisboa moram sozinhos e utilizaram a experiência na administração de sua casa no Desafio Sebrae. 'Cada irmão é responsável por uma tarefa em nossa casa. Um pagas as contas, o outro faz supermercado e o terceiro recolhe as vasilhas. Aproveitamos o almoço em família para definir as ações do jogo', conta Paola Lisboa. Enquanto todos integrantes da equipe Milagres fazem Ciência da Computação, cada universitário da Non Multa Sed Multum cursa uma diferente graduação. Erick faz Economia, Paola cursa Arquitetura e Douglas é aluno de Psicologia na UFMG. 'Uma empresa tem vários setores. A interdisciplinariedade da nossa equipe ajudou no resultado final. Experiências e visões diferentes ajudaram na administração do negócio', relata Douglas.

O Desafio Sebrae tem o objetivo de estimular o empreendedorismo entre os universitários. Esta é a oitava edição do Desafio. Neste ano, mais de 70 mil universitários de todo país administraram uma empresa virtual de cosméticos. A equipe Milagres, vencedora da etapa estadual, irá visitar uma fábrica de cosméticos em Curitiba, no Paraná. A semifinal do Desafio Sebrae será disputada entre os dias 7 e 11 de novembro, e terá a participação de 32 equipes de todo o Brasil. A final terá oito equipes e será realizada entre os dias 23 e 26 novembro, em Brasília. Em 2008, a equipe vencedora disputará o Desafio Sebrae Internacional com representantes do Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela.

Serviço: Desafio Sebrae - Semifinal em São Paulo: 7 a 11 de novembro - Final e