Auditoria Interna disponibiliza Relatório Anual de Atividades

19/04/2023

A Auditoria Interna da UFV (AIN) divulgou o seu Relatório Anual de Atividades (Raint) para toda a comunidade. O documento contém as informações sobre a execução do Plano Anual de Auditoria Interna do exercício 2022 (Paint) e a análise dos resultados decorrentes dos trabalhos de auditoria na Universidade.

Segundo a AIN, com o retorno total das atividades presenciais na UFV, em abril de 2022, os serviços de avaliação foram retomados e adotado, a partir de então, um processo completo de auditoria. Foram empreendidos nove trabalhos, o maior número já registrado, sendo que seis destes concluídos em 2022 e os outros três com previsão de término em 2023.

O Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) apresentou ainda resultados consistentes com suas diretrizes, demonstrando significativos avanços na gestão da qualidade dos processos de trabalho da AIN, possibilitando: aperfeiçoar o planejamento, revisão e supervisão dos serviços de auditoria e dos processos de monitoramento desenvolvidos no período; consolidar os mecanismos de avaliações e feedback dos auditores, gestores e partes interessadas; e evidenciar os primeiros indicadores de desempenho previstos no Plano de Negócios da Auditoria Interna 2022-2025.

Em 2022, o Conselho Universitário (Consu) aprovou também a Política de Elaboração, Armazenamento e Acesso aos Papéis de Trabalho da Auditoria Interna, representando um importante marco na atividade de auditoria da UFV. Além disso, a AIN apresentou dados relativos aos benefícios decorrentes de sua atuação, por meio de recomendações aos gestores da UFV, que depois de implementadas provocaram a redução de gastos e/ou recuperação de valores da ordem de R$ 440 mil, incluindo melhorias nas áreas de correição, serviço de transporte, execução de contratos administrativos e avaliação de servidores em estágio probatório.