Notícias

UFV inaugura Unidade de Atendimento Especializado em Saúde de Viçosa

07/03/2019

.

A UFV inaugurou, na última quinta-feira (28), a Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (Uaes), que começou a funcionar em agosto de 2018 e já oferece mensalmente cerca de 1.100 consultas. Os atendimentos acontecem a partir da parceria entre a UFV e as Unidades Básicas de Saúde da Família (Ubes) da cidade e da microrregião.

Na cerimônia de inauguração, o chefe do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), Bruno Henriques, disse que o momento é de agradecimento a todas as pessoas e setores envolvidos na construção da Uaes, um projeto amplo, que permite a oferta e acesso de atendimento para a comunidade viçosense e ao mesmo tempo a formação profissional de estudantes da UFV na rede de saúde. Ele também afirmou que é necessário continuar sempre zelando pela qualidade da estrutura física da Uaes e que os pacientes do SUS “merecem essa unidade, um lugar acolhedor, em que eles sejam bem atendidos”.

Para o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), João Marcos de Araújo, a Uaes “é literalmente um espaço onde o ensino, a pesquisa e a extensão se confundem”, representando o cerne da UFV, por isso é motivo de orgulho para o CCB fazer parte desta história, que conta com o trabalho em equipe de estudantes e servidores dos departamentos de Medicina e Enfermagem, Nutrição e Educação Física. Segundo ele, com a Uaes, os estudantes ganham em termos de formação, os professores são beneficiados também por continuar em processo de formação e obter dados para futuras pesquisas, mas principalmente quem ganha é a sociedade de Viçosa e região, demonstrando “o lado de responsabilidade social da UFV no sentido de realmente atender à comunidade”.

A pró-reitora de Administração (PAD), Leiza Maria Granzinolli, destacou que o “sentimento é de gratidão em ter trabalhado em um projeto com um objetivo social, que impactará positivamente a vida de muitas pessoas”. Ela lembrou a complexidade da obra realizada fora do campus UFV, que envolveu a escolha do local adequado e a parceria Prefeitura de Viçosa e Câmara Municipal na cessão do terreno. De acordo com a pró-reitora, é uma felicidade inaugurar a obra depois de meses de funcionamento, colhendo bons resultados, e que teve um “valor excelente para média nacional” levando em consideração sua qualidade, já que foram gastos R$ 3.379.395,62, o que representa um custo por metro quadrado de R$ 2.636,00.

Representando o presidente da Câmara Municipal, o vereador Geraldo Luís Andrade, afirmou que a presença dos estudantes dos cursos de saúde da UFV transformou positivamente a vida hospitalar do município e que a inauguração da Uaes é um marco para a saúde em Viçosa. Ele desejou que a unidade receba cada vez mais parceiros e que todos os pacientes sejam atendidos com profissionalismo e zelo.

Como representante da Prefeitura de Viçosa, o vice-prefeito Arnaldo Dias de Andrade fez referência às tradicionais marcas das Quatro Pilastras da UFV: estudar, saber, agir e vencer, e disse que o verbo agir da Universidade podia ser verificado na Uaes. Ele reforçou que a prefeitura continuará sempre sendo parceira da ações da instituição e relatou que uma paciente atendida na Uaes contou que “nunca havia ido em uma consulta em que foi tão bem examinada”, o que demonstra o empenho e o cuidado dos profissionais do local.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a inauguração da Uaes representa um momento muito especial para a Universidade e para a cidade por ser uma obra de tamanha importância para todos os viçosenses e “um ato simbólico, mas real de uma relação cada vez maior entre a Universidade e a cidade”. Ela destacou que é função também da UFV, de seus servidores e estudantes zelar por Viçosa, e que a administração da Universidade ainda não decidiu pela criação de um Hospital Universitário justamente porque ter grandes parceiros, como os hospitais e postos de saúde de Viçosa e região, que "abraçam e recebem muito bem" todas as ações dos cursos de saúde da UFV. A reitora desejou “que o SUS possa ter no Brasil esse mesmo padrão da Uaes” e agradeceu ainda a todos os parceiros na concretização desse projeto, especialmente ao Ministério da Educação, ao Ministério da Saúde, à Prefeitura Municipal de Viçosa, à Câmara Municipal de Viçosa, ao CCB, à PAD, aos departamentos de Medicina e Enfermagem, Nutrição e Educação Física e a todos os professores e servidores técnico-administrativos que se empenharam para que a obra se tornasse realidade.

As fotografias da inauguração podem ser conferidas neste link.

A Uaes

A Uaes é destinada ao atendimento gratuito e secundário de saúde realizado por estudantes dos cursos de medicina da UFV, supervisionados por professores da Universidade. A equipe da unidade é composta por cerca de 40 profissionais, entre assistentes administrativos, serviços gerais, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, nutricionistas, além de estudantes e profissionais do Departamento de Educação Física.

Há 26 especialidades disponíveis na Uaes. Na Saúde do Adulto, são ofertadas: Clínica Geral; Infectologia; Reumatologia; Ortopedia; Neurologia; Cardiologia; Hematologia; Psiquiatria e Cirurgia. Na Saúde da Criança há: Pediatria geral; Gastropediatria; Pneumopediatria; Endócrino Pediatria; Hebiatria (atendimento a adolescentes); Neuropediatria e Psiquiatria infantil. Já na Saúde da Mulher são disponibilizadas: Ginecologia Geral; Mastologia; Climatério; Infertilidade; Pré Natal de Alto Risco; Planejamento Familiar; Ambulatório de DSTs; Ginecologia Infanto-puberal; Ambulatório de Endometriose e dor pélvica e Endócrino Ginecologia; além de atendimento nutricional em diversas áreas e o início do funcionamento do serviço de matriciamento para tratamentos de feridas.

Localizada na rua José dos Santos, no centro de Viçosa, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura, a Uaes oferece mensalmente cerca de 1.100 consultas. As vagas são encaminhadas às secretarias de saúde do município de Viçosa e da região que fazem a marcação.

Sabrina Areias
Fotos: Daniel Sotto Maior

Divulgação Institucional

 

.

Notícias

Destaques


UFV Na Mídia

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial