Estudantes dos centros de ciências Agrárias e de Exatas e Tecnológicas colam grau

31/01/2019

Formandos comemoraram a conquista do diploma

A obtenção do diploma de ensino superior e as experiências vividas na UFV foram celebradas pelos 374 formandos de 20 cursos dos Centros de ciências Agrárias (CCA) e de Exatas e Tecnológicas (CCE), com a realização da Sessão Solene de Colação de Grau, na última sexta-feira (25). Como na semana anterior, a formatura aconteceu no Espaço Multiuso, do campus Viçosa, com a presença de muitos familiares e amigos dos novos profissionais.

O lema dos formandos Das histórias aqui vividas, jamais vou esquecer. Com diploma saio agora, obrigado UFV já resumia o que os agora profissionais sentiam ao se despedir dos anos vividos na Universidade: saudades e gratidão.

A oradora Carolinne Martins Almeida Bernardeli, estudante do curso de Engenharia de Alimentos, convidou os colegas a refletirem sobre suas trajetórias e tudo que viveram para a tão esperada formatura. Relembrou que muitos chegaram tímidos e surpresos com a beleza da UFV, Universidade em que conseguiram formar “grandes laços, novos amigos e novas experiências”. Nesse percurso foi necessário assumir “grandes responsabilidades”, ver “medos serem desafiados pelas oportunidades” e alcançar um preparo que ultrapassou a sala de aula, constituindo um novo Universo. Destacou que agora a sociedade espera muito de todos eles e, por isso, é preciso “com honestidade e amor, perseguir os problemas da nossa gente e ser fonte de conhecimento e apoio a outra geração de jovens que, assim como nós, vão descobrir seu Universo e reiniciar o ciclo incontestável de estudar, saber, agir e vencer”.

Os formandos reafirmaram esse compromisso profissional com o juramento conduzido por Hugo Marinho, do curso de Matemática. Tal compromisso foi destacado ainda pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que foi escolhida para ser paraninfa da turma, no ano em que encerra sua segunda gestão como primeira mulher a frente da Universidade. Ela recomendou que os formandos “sejam pessoas transformadoras em qualquer lugar que estejam” e que não tenham medo porque estão preparados para fazer as mudanças necessárias para o país. Afirmou que é motivo de muito orgulho a conquista do diploma superior, já que apenas 17% dos jovens de 18 a 24 anos têm essa oportunidade no Brasil, e salientou: “não se esqueçam de que estão saindo de uma universidade pública e que muitos contribuíram para que vocês estivessem aqui gratuitamente. Façam com que jovens como vocês possam estar aqui dentro. Não deixem que a universidade deixe de ser pública e cada vez mais inclusiva”.

A paraninfa, homenageada com uma placa entregue pelo formando Wesley da Silva Fonseca, do curso de Engenharia Florestal, ainda declamou o cordel A corrida da vida, de Bráulio Bessa, e, como mensagem final, frisou a seus afilhados que diante dos desafios enfrentados “o sentido dessa vida é sempre seguir em frente.”

Homenagens

A homenageada geral, a doceira Aparecida de Souza, recebeu uma placa das mãos do formando do curso de Engenharia Civil Tarcísio Couto Carneiro Santos. Já a placa dos representante dos pais dos formandos, Eustáquio e Maria do Rosário de Melo, foi entregue pelo filho, o estudante de Engenharia Elétrica Ítallo de Melo.

A medalha de ouro da noite, pelo excelente desempenho demostrado durante a graduação, foi entregue para o estudante Gabriel Luz Chaves, do curso de Engenharia Química. Outros 14 formandos receberam medalhas de prata: Gabriela dos Santos Pereira (Agronomia), Geraldo Antônio de Siqueira Neto (Engenharia Agrícola e Ambiental), Tamara Braga dos Santos (Engenharia Florestal), Paôla de Moraes Brinati (Arquitetura e Urbanismo), Michael Canesche (Ciência da Computação), Matheus Fernandes Dal-Sasso (Engenharia Civil), Fabiane Assad Féres Rodrigues (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica), Letícia Nunes da Cruz (Engenharia de Alimentos), João Marcus Soares Callegari (Engenharia Elétrica), Euler de Jesus Carvalho (Engenharia Mecânica), Bruno de Lima Santos (Engenharia Química), Vítor Monteiro Pereira (Física), Bruna Maria Frutuoso (Matemática), Lucas Magno Freitas Oliveira (Química).

Todas as fotografias da Sessão Solene estão disponíveis neste link.

Sabrina Areias
Fotos: Daniel Sotto Maior