Campus Viçosa realiza Colação de Grau de estudantes dos centros de Ciências Biológicas e Humanas

23/01/2019

A cerimônia aconteceu no Espaço Multiuso

Na última sexta-feira (18), o campus Viçosa da UFV realizou a primeira Sessão Solene de Colação de Grau da turma de formandos de janeiro de 2019. Nela, cerca de 550 estudantes de 30 cursos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) receberam seus diplomas.

Os formandos estavam eufóricos e, durante toda a noite, dividiram a atenção entre os acontecimentos da cerimônia, as confraternizações com os colegas que estavam ao lado e os gritos e chamados que vinham da plateia, lotada por familiares e amigos. Eles não queriam perder um minuto do momento tão esperado durante os anos da graduação.

O orador, o estudante do curso de Medicina Veterinária Vinícius Ferreira, explicou a agitação na primeira frase do seu discurso: “é difícil acreditar que este dia finalmente chegou!”. Isto porque, de acordo com ele, ainda era possível lembrar o frio que sentiu na barriga no primeiro dia de aula. Ao falar sobre algumas das diversas experiências que os formandos do CCB e do CCH viveram na Universidade, Vinícius aproveitou para agradecer aos pais, professores, técnicos e amigos que estiveram presentes e contribuíram com eles nesta etapa de estudos. Segundo ele, realizar o sonho da Colação de Grau também significa compreender o quanto vale um diploma: “a formação profissional foi uma das tantas contribuições que Viçosa pôde nos dar. Não sairemos daqui só como profissionais, mas como pessoas melhores”.

Após vibrarem com as palavras do orador e repetirem o juramento profissional lido pela estudante do curso de Comunicação Social Míriam Lima, os formandos ouviram com atenção o discurso da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares. Ela foi a primeira pessoa a frente da reitoria da UFV a ser escolhida como paraninfa em uma Sessão Solene de Colação de Grau na instituição.

Nilda se disse honrada em ser paraninfa e agradeceu aos formandos: “é um dos maiores reconhecimentos que um professor pode obter dos seus estudantes”. Ela, que, neste ano, encerrará sua gestão na Universidade, também agradeceu à comunidade universitária pelo companheirismo e contribuições que sempre recebeu.

A reitora destacou que a UFV prepara, há 92 anos, os conhecimentos transmitidos aos seus estudantes. Por isto, os formandos daquela noite poderiam ter a certeza de que estavam se graduando em uma das mais experientes e melhores universidades federais do Brasil. Segundo ela, os novos profissionais, que também fazem parte desta história, agora, representarão a instituição onde estiverem: “sejam embaixadores da UFV. Com os conhecimentos que obtiveram, transformem o nosso país”.

Entre os graduandos, muitos se destacaram como os primeiros das suas famílias a receberem um diploma do ensino superior. A reitora citou o exemplo da estudante de História Luciana Fonseca, que é filha de pequenos agricultores da região de Viçosa, e pediu aos formandos: “defendam sempre as universidades públicas”.

A paraninfa, que foi homenageada com uma placa pela formanda do curso de Pedagogia Elenir Pimentel, se despediu deixando uma semente de girassol de presente para cada formando. De acordo com ela, a semente simboliza o desejo para que os novos profissionais, assim como a flor, que acompanha a luz do sol, “acompanhem as coisas boas”, que estejam alinhados com a felicidade e a fraternidade. “O que vale, nesta vida, é ser feliz. E para ser feliz, é preciso ver o outro feliz também”, disse.

Mais homenagens
A homenageada geral, a doceira Aparecida de Souza, recebeu uma placa das mãos da formanda do curso de Ciências Econômicas Darlene Ingrid Reis. Já a placa da representante dos pais dos formandos, Maria Aparecida de Morais, foi entregue pela filha, a estudante do curso de Enfermagem Amanda Polati.

As medalhas de ouro da noite, pelo excelente desempenho demostrado durante a graduação, foram entregues para os estudantes Karla Helena Fonseca, do curso de Pedagogia, e Henrique Peluso, que já havia colado grau antecipadamente e recebido o seu diploma de médico. Outros 19 formandos receberam medalhas de prata: Amanda Polati (Enfermagem), Ana Flávia Luck (Educação do Campo), Anny Karolyne Expedito (Economia Doméstica), Arthur Soares (Ciências Sociais), Bárbara Shalaguti (Ciências Biológicas), Bruna Cota (Nutrição), Clayton Israel Nogueira (Medicina), Débora Maria Miranda (Geografia), Fernanda Silva (Letras), Franciele Michele dos Santos (Administração), Gabrielly Nascimento (Dança), Luiza Santos (Secretariado Executivo Trilíngue), Melissa Alves (História), Raíra Nascimento (Comunicação Social), Renata de Miranda (Pedagogia), Rodrigo de Rezende (Direito), Sylmara Monique Rezende (Ciências Contábeis), Vanessa Hamadé (Medicina Veterinária) e Wander José Agapito (Educação Física).

Todas as fotografias da Sessão Solenes estão disponíveis em: photos.app.goo.gl/eYC1t5HaTBhdniG86.