Notícias

Sisu 2019: conheça mais sobre a UFV

22/01/2019

.

As inscrições para a edição 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas nesta terça-feira (22). Aqueles que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 poderão se inscrever e concorrer às vagas dos cursos presenciais de graduação dos três campi da UFV – em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba (MG). De acordo com o edital de seleção de novos estudantes da Universidade, disponível no site www.pse.ufv.br, serão oferecidas 3.195 vagas em 67 cursos da instituição.

Para orientar as escolhas dos candidatos, a UFV sempre oferece uma seleção de perguntas e respostas sobre seus espaços e atividades. As informações podem ser conferidas abaixo.

A UFV oferece quais cursos no Sisu?
A Universidade oferece 67 cursos de graduação no Sisu, nas modalidades bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia, nos seus três campi. A lista pode ser conferida em www.ufv.br/ensino-2/graduacao.

Para quem já está de olho nas oportunidades do futuro, a instituição também oferece diversos cursos de pós-graduação: www.ufv.br/ensino-2/pos-graduacao.

Como é o ensino na instituição?
A Universidade, com sua trajetória histórica de 92 anos, é reconhecida nacional e internacionalmente como uma instituição de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão em diversas áreas do conhecimento. Em 2018, de acordo com avaliações do Ministério da Educação (MEC), a UFV foi considerada a segunda melhor instituição de ensino superior em Minas Gerais e a sétima no âmbito nacional.

Frequentemente, a Universidade também se destaca em rankings de educação superior. Em 2018, por exemplo, o Ranking Universitário da Folha (RUF) classificou o curso de Agronomia do campus Viçosa como o melhor do país. Já de acordo com o Center for World University Rankings (CWUR), a UFV está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo.

Vale destacar que, desde 2013, a UFV desenvolve o Programa Primeiro Ano com o objetivo de integrar rapidamente seus novos estudantes à vida universitária, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. A iniciativa é constituída por propostas pedagógicas para os primeiros anos dos cursos de graduação, como reformulação dos métodos didáticos e das cargas horárias, modificações das estruturas físicas e mobiliárias das salas de aula e ampliação da oferta de atividades extraclasse, como as esportivas e culturais.

Quais são as principais oportunidades acadêmicas?
Projetos de iniciação científica e de extensão: ao mesmo tempo em que aprende na sala de aula, o estudante pode aprimorar e praticar seus conhecimentos por meio de atividades de pesquisa e de extensão, em laboratórios, no campo ou em instituições parceiras, entre outros. Estas oportunidades podem ser conhecidas por meio dos sites das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e de Extensão e Cultura (PEC).

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid): é um programa que oferece bolsas para estudantes de cursos de licenciatura, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando, assim, suas formações e contribuindo com a melhoria das escolas. Mais informações podem ser obtidas no site www.pibid.ufv.br.

Empresas juniores: com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, as empresas juniores proporcionam vivências em um ambiente de prestação de serviços para a população sob a supervisão de professores. Os interessados devem procurar a Central Estudantil de Empresas Juniores (Ceempre), que reúne as mais de 40 empresas juniores dos três campi da UFV.

Programas de Educação Tutorial (PETs): com o objetivo de preparar seus estudantes para trabalhar em equipe, exercer o espírito de liderança e o compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas, a UFV atualmente oferece programas de Educação Tutorial vinculados aos cursos de Administração, Biologia, Bioquímica, Economia Doméstica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção, Nutrição e Educação e também oferece o PET Conexões de Saberes - Educação. Para participar, os estudantes devem procurar as secretarias dos departamentos correspondentes.

Programas de tutoria e monitoria: os estudantes que necessitam de apoio acadêmico-pedagógico em áreas do conhecimento como Biologia, Bioquímica, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química podem contar com a ajuda de veteranos e pós-graduandos nos programas de tutoria e monitoria. Informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Ensino (PRE): www.pre.ufv.br.

Estas são apenas algumas das oportunidades acadêmicas oferecidas na UFV. Os estudantes ainda podem obter informações sobre o Projeto Embaixadores, o Núcleo Viçosa da Rede CsF, e os cursos de idiomas, entre outros. Para ficar informado, acompanhe sempre o site www.ufv.br.

Na UFV, os estudantes têm oportunidades de participar de intercâmbios?
A Universidade mantém convênios e parcerias com instituições do mundo todo, por meio dos quais os estudantes recebem diversas ofertas de intercâmbio. Todos os detalhes estão no site da Diretoria de Relações Internacionais.

Os graduandos recebem auxílios?
Para os estudantes em vulnerabilidade econômica comprovada, a UFV oferece auxílios referentes à alimentação e à moradia, além de bolsas creche/pré-escola. Todos os detalhes estão no site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.

Vale lembrar que todos os estudantes dos três campi têm acesso aos restaurantes universitários com refeições a preços subsidiados.

Quais são os serviços de saúde oferecidos pela UFV?
A UFV possui uma Divisão de Saúde, que presta atendimentos na área médica, nutricional, odontológica, além de fisioterapia, enfermagem, exames laboratoriais e radiográficos. Já a sua Divisão Psicossocial atua na promoção do bem-estar, qualidade de vida e saúde mental de toda a comunidade universitária. Para isso, conta com profissionais de psicologia, psiquiatria e serviço social em atendimentos individuais ou em grupo.

Quais são as opções de esporte, lazer e cultura?
A UFV dispõe de amplas áreas verdes, espaços para convivência, ginásios, quadras esportivas, piscinas e auditórios para eventos musicais, de teatro e dança.

Os três campi contam com a Divisão de Esportes e Lazer, a Associação Atlética Acadêmica Luve e as associações atléticas acadêmicas dos cursos de graduação, que oferecem práticas esportivas com orientações profissionais.

Cada campus também realiza iniciativas e eventos diversos. Em Viçosa, por exemplo, os estudantes podem participar das exibições do Cineclube Carcará, do Coral da UFV, do Conjunto de Sopros e do grupo de Teatro Universitário, entre outros. Os interessados devem procurar a Divisão de Assuntos Culturais.

Saiba mais
Se ainda tem dúvidas, acesse o canal da UFV no YouTube e confira os vídeos sobre os cursos de graduação, suas diferentes possibilidades de formação e atuação profissional.

Acompanhe também o site www.ufv.br e as mídias sociais da instituição: www.facebook.com/ufvbr, www.twitter.com/ufvbr e www.instagram.com/ufvbroficial.

Divulgação Institucional

Notícias

UFV Na Mídia

Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial