Notícias

Professor da UFV participa da descoberta de uma nova espécie de macaco na região central do país

08/01/2019

O primata pertence a espécie de zogue zogue e ocorre na região central do Brasil

O professor Fabiano R. de Melo, do Departamento de Engenharia Florestal, é co-autor de um trabalho que descreve uma nova espécie de primata nativa do Brasil. A nova espécie endêmica, ocorre na bacia do rio Teles Pires, no norte do Mato Grosso e já nasce com o status de espécie criticamente em perigo de extinção. Este é o grau máximo de ameaça definido pela IUCN - entidade internacional que define critérios de ameaça à biodiversidade, antes mesmo de se tornar efetivamente extinta na natureza.

Segundo os autores, o primata vive na região de fronteira agrícola na região amazônica, conhecida como ‘Arco do Desmatamento’. Como ocorre em boa parte da bacia amazônica, os grandes rios definem as áreas de ocorrência e distribuição da maioria das espécies de vertebrados e, neste caso, a nova espécie estaria confinada ao interflúvio Teles Pires –  Juruena. “Estudos sobre densidade, comportamento, dieta e determinação da sua distribuição no estado do Mato Grosso são essenciais para melhorar o status de conservação da espécie”, disse Fabiano de Melo.

A espécie nova foi batizada como Plecturocebus grovesi, dando a este gênero de primatas neotropicais o status de mais diverso entre todos que ocorrem na América do Sul. O nome científico da espécie de zogue-zogue, um grupo de macacos de médio porte, é uma homenagem ao renomado pesquisador britânico, Colin Groves, falecido ano passado.

Outra contribuição da pesquisa que identificou a nova espécie é que os autores prevêem uma perda total de 86% do habitat das novas espécies nos próximos 24 anos.

Saiba mais sobre a descoberta  no artigo científico publicado no periódico Molecular Phylogenetics and Evolution.

Fonte: Departamento de Engenharia Florestal
Divulgação Institucional

Notícias

UFV Na Mídia

Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial