Estudantes de engenharias ganham prêmio por aproveitamento de água da chuva em escolas de Viçosa

05/12/2018

Os estudantes do EsF instalam módulos de aproveitamento de água da chuva em escolas públicas

Um projeto de alunos da UFV recebeu o prêmio de melhor projeto do ano no "V Congresso Brasileiro Engenheiros em Fronteiras," realizado em Natal-RN, entre os dias 14 e 16 de novembro. O projeto premiado cria módulos de captação de água da chuva para escolas da periferia de Viçosa.

O Engenheiros sem Fronteiras (EsF) é uma ONG mundial que conecta, espontaneamente, engenheiros e estudantes de engenharia de  diversos países do mundo para oferecer soluções para a melhoria da qualidade de vida de comunidade frágeis. O Núcleo Brasileiro do Esf começou na UFV, em 2010 e hoje conta com 64 Núcleos locais, reunindo mais de 1500 voluntários no país. O Núcleo Viçosa reúne, atualmente, 52 estudantes dos vários cursos de engenharias da UFV.

O projeto premiado no Congresso é chamado de “Amana”, que significa “água da chuva”, em Tupi Guarani. A ideia é aproveitar a água da chuva, armazenada em caixas dágua ou bombonas ,para uso na irrigação de áreas de plantio e jardinagem e limpeza das escolas que mais sofrem com a escassez de água na cidade. Já foram beneficiadas, desde o ano passados a Escola Doutor Januário de Andrade Fontes, Escola Municipal Almiro Paraíso, Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho e a Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV).

A premiação estimulou os estudantes a continuar o projeto em 2019. Para conseguir dinheiro para o material e instalação, os alunos pedem patrocínios ao comércio local e  vendem rifas para arcar com todas as despesas. Depois de instaladas as caixas e feito o projeto de distribuição, os futuros engenheiros promovem campanhas de conscientização sobre consumo racional e sustentável da água. Segundo os estudantes, as caixas instaladas têm capacidade de armazenamento que varia de 800 até quase cinco mil litros, resolvendo muitos problemas das escolas que chegam a ficar sem aulas por causa da escassez.

O “Emana” foi considerado o melhor projeto apresentado durante o Congresso e será referência para implementação em outros municípios e para ONG Engenheiros sem Fronteiras”.