Campus Florestal

UFV-Florestal realiza 9ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica

12/11/2018

Painéis SIA

A UFV-Florestal realizou, no período de 16 a 20 de outubro, a 9ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), a 5ª Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (Fecitec) e a Mostra de Profissões. O SIA é um evento promovido pela Universidade Federal de Viçosa anualmente, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004 e realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Em 2018, o tema abordado foi “Ciência para redução de Desigualdades”.

A Universidade Federal de Viçosa realiza o evento por meio da ação conjunta da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPQ), Diretoria de Ensino (DIE), Diretoria de Extensão e Cultura (DXT), Diretoria de Assistência Comunitária, Diretoria Administrativa (DIA) e a Diretoria Geral do Campus UFV-Florestal, com apoio das Pró-Reitorias de Ensino (PRE), de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC).

Durante a semana, tendo em vista o mesmo público alvo e relação direta com o tema da semana, aconteceram, conjuntamente ao SIA, na UFV-Florestal, a 5ª Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (Fecitec–2018), que congrega a 14ª Feira de Ciências da Central de Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf/UFV) e a 7ª Feira do PIBID da UFV-Florestal, e a Mostra de Profissões.

Simpósio de Integração Acadêmica

Realizado na UFV-Florestal desde 2010, neste 9º Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) foram apresentados 174 trabalhos, sendo 41 do Ensino Médio, 127 da Graduação e seis da Pós-Graduação. Desses, nove trabalhos foram de Ensino, 138 de Pesquisa e 27 de Extensão.

O evento foi iniciado na tarde de terça-feira (16) com a palestra “Portal de Periódicos CAPES: Como Pesquisar”, ministrado pela bibliotecária da UFMG Maria Clarice Lima Batista. A abertura oficial aconteceu na noite de 17 de outubro, seguida pela palestra “Impactos da revolução digital do mercado de trabalho e sociedade”, do pedagogo e licenciado em Letras com pós graduação em Tecnologia Aplicada à Educação, professor Lúcio Fonseca.

O SIA é o principal evento de integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão que ocorre na UFV. De acordo com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPQ), sua importância está principalmente no fato de o simpósio divulgar e difundir a ciência e tecnologia desenvolvida pelos diversos setores da universidade, mostrando para a comunidade acadêmica e sociedade que é possível fazer trabalhos de qualidade e contribuir para o desenvolvimento local e nacional.

Feira de Ciências (Fecitec)

A Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (Fecitec) da UFV-Florestal, no formato atual, ocorre desde 2014 chegando à sua 5ª edição em 2018. Devido ao fato de a Feira de Ciências da Cedaf (em sua XIV edição) e a Feira de Ciências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) terem o mesmo público da Mostra de Profissões, os eventos ocorrem em concomitância desde então.

Assim, desde 2014 a Fecitec, engloba a Feira de Ciências da Cedaf e a Feira de Ciências do Pibid. Os objetivos do evento são desenvolver e consolidar as relações acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus UFV Florestal com a cultura local e a Educação Básica de Florestal e região; incentivar a promoção de Mostras Científicas em Escolas de municípios de Minas Gerais, estimulando o interesse dos estudantes pelas ciências, pesquisas e inovação, bem como habilidades e competências científicas nos estudantes pela realização de projetos científicos, criativos e inovadores e fomentar a divulgação de trabalhos científicos, artísticos e culturais desenvolvidos pelos alunos.

Ao todo, foram inscritos 155 trabalhos, sendo 112 selecionados para apresentação e 95 presentes na Fecitec e na Feira do Pibid: 16 trabalhos do Ensino Fundamental e 96 do Ensino Médio, divididos nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Multidisciplinar.

As apresentações aconteceram no ginásio poliesportivo do campus e tiveram o formato de “mostra”, em que o grupo tinha um estande para apresentar banners, maquetes e demais materiais que considerassem importantes para a apresentação do trabalho realizado.

De acordo com o coordenador da Fecitec, professor Thiago Mendonça, a importância do evento vem da “integração e do compartilhamento de ideias de ciência, tecnologia, educação e cultura que são realizadas na Cedaf, na UFV e nas escolas de educação básica na região de Florestal e de outros estados.”

Mostra de Profissões

A Mostra de Profissões, realizada juntamente à Fecitec, em 20 de outubro, apresentou ao público externo os cursos oferecidos pela UFV-Florestal. Para tal, houve exposição de seus dez cursos superiores e seis técnicos em estandes com material didático e equipamentos de trabalho utilizados na profissão, apresentados por estudantes, professores e coordenadores dos cursos. O objetivo é proporcionar um momento para que a comunidade conheça o trabalho da realizado pela Universidade e para que as novas gerações possam escolher, com mais clareza, um dos cursos da instituição.

As vantagens da realização da Fecitec juntamente com a Mostra de Profissões é o alcance do público, que é o mesmo para ambos os eventos. Dessa maneira, além de escolher uma profissão, os presentes têm a oportunidade de participar da Feira e, ainda, de conhecer projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na universidade (por meio de consulta aos trabalhos do SIA e da Fecitec). Assim, “além da economia de recursos, conseguimos alcançar o mesmo público-alvo com os três eventos de forma mais eficiente”, reforçou Diego França, diretor de Pesquisa e Pós Graduação (DPQ).

Seminário de Prevenção de Acidente de Trabalho e Ergonomia

Integrado às atividades da Semana da Ciência e Tecnologia ocorreu, nos dias 16 e 17 de outubro, o 7º Seminário de Prevenção de Acidente de Trabalho e Ergonomia (Sepate). Trata-se de um evento de Ensino, Pesquisa e Extensão cujo objetivo é a discussão e a divulgação de temas relacionados à prevenção de acidentes de trabalho e ergonomia.

Abaixo, algumas imagens dos eventos. Confira o registro fotográfico completo do SIA no link:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1141697789317059&type=1&l=2f6f46dea3

 

Fernanda Pessoa
Fotos: Lucas Massote e Thiago Mendonça
Divulgação Institucional/UFV-Florestal