Orquestra e sinfonia são temas dos Diálogos Musicais desta quinta-feira

07/11/2018

Por dentro da orquestra - A música como enredo de uma história é o tema do encontro dos Diálogos Musicais na UFV desta quinta-feira (8), às 18h30, no auditório da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead).

Para falar sobre o assunto, o convidado é o professor Antônio Lincoln Campos de Andrade, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília, ele é mestre em Music Performance, pela University of Wyoming, e doutor em Music and Arts, pela University of Kansas.

Na sua apresentação, o professor fará uma reflexão sobre o surgimento e a formação da orquestra, associando esta evolução ao principal gênero ligado a ela: a sinfonia. A ideia é mostrar como um grupo de instrumentos e seus respectivos instrumentistas podem contar uma história, sem dizer uma palavra.

Os interessados podem se inscrever no site da Cead. Mais detalhes pelo telefone (31) 3899-2653. A realização dos Diálogos Musicais é da Cead e da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UFV, com o apoio da Funarbe e Facev. Confira abaixo, o que ainda está previsto na programação.

29 de novembro: A música sincopada do Brasil
Com o maestro Ciro Tabet e o músico Rossini Ferrari. Ciro é graduado e mestre em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e responsável pela criação de diversos corais em Juiz de Fora e Viçosa. Já Rossini é graduado em Música pela UFMG e mestre em Práticas Interpretativas – Piano pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal, com intercâmbio na Alemanha.

6 de dezembro: Ópera: arte total
Com o professor Rodolfo Vieira Valverde, do Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora

13 de dezembro: Mesa-redonda: A música em diálogo com outras artes

Fonte: Cead