Museu Histórico e Pinacoteca da UFV sediam oficina sobre mediação cultural

17/10/2018

O Projeto Procultura Interarte: arte e cultura como forma de inclusão social promoverá a oficina Mediação cultural em espaços não formais de ensino no dia 24 de outubro, das 8h às 12h, no Museu Histórico e Pinacoteca da UFV. Ela será ministrada pela professora do Departamento de Artes e Humanidades (DAH) Christina Fornaciari. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no site da Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (Facev).

A oficina terá como objetivo desmistificar a atuação do professor como mediador das atividades culturais dos estudantes. Serão apresentadas sugestões de abordagens práticas que facilitam a interação dos alunos com as obras-espaços visitadas, bem como ferramentas que viabilizam um maior aproveitamento da atividade artística, antes e após sua realização, em sala de aula.

A professora Christina Fornaciari possui experiência na área de mediação cultural, tendo atuado na área junto a importantes instituições de arte, como o Palácio das Artes (em Belo Horizonte, MG), Barbican Arts Center (Londres, Inglaterra) e Bronx Museum (Nova York, Estados Unidos), além de instituições que promovem a acessibilidade artística a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e instituições de ensino formal. Sua abordagem privilegia e estimula a participação de sujeitos no processo de fruição artística.

A realização é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Divisão de Assuntos Culturais e do Museu Histórico e Pinacoteca da UFV, com apoio do DAH, da Facev e do Programa Mais Cultura nas Universidades.

Vale lembra que o Museu Histórico e Pinacoteca da UFV fica no campus Viçosa da Universidade, atrás da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Pinacoteca da UFV