UFV e Prefeitura Municipal trazem Clóvis de Barros Filho em evento gratuito para 1.200 pessoas

29/06/2018

Imagine centenas – não dezenas – de estudantes atentos a cada palavra dita pelo professor, cuja maestria verbal os levaria a, momentânea e surpreendentemente, esquecer seus smartphones. Tamanho o interesse pela aula, foi preciso criar um ambiente extra, com mais cadeiras e um telão, de forma a não excluir outros tantos alunos – fãs, na verdade, haja vista as incontáveis selfies e autógrafos que sucederam a ocasião. “Arrastar multidões” dificilmente seria uma expressão associada a um evento sobre filosofia, mas foi o que, de fato, ocorreu na Universidade Federal de Viçosa, com a palestra de um dos mais populares intelectuais brasileiros na atualidade, Clóvis de Barros Filho.

O evento “E agora, José?” trouxe o filósofo pop star numa parceria entre a UFV e a prefeitura de Viçosa. O Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino reuniu centenas de estudantes de escolas públicas da cidade e da universidade, além de professores e membros da comunidade. Totalmente gratuita, a atração esgotou os lugares disponíveis, tornando necessário que os organizadores dispusessem outros assentos no Centro de Vivência, além do telão supracitado. “Cerca de 1200 pessoas participaram, com prioridade para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Estamos muito satisfeitos e esperamos que, em breve, já possamos oferecer novos encontros como este”, comemorou o professor Alair Ferreira de Freitas, diretor de relações institucionais da UFV.

Antes da palestra principal, o público acompanhou uma série de apresentações. A primeira delas foi do estudante Rômulo de Paula, que cursa medicina na UFV. Ele interpretou clássicos da MPB e contou sua trajetória e os desafios que teve de enfrentar para, vindo do norte de Minas, ingressar numa prestigiada instituição federal de ensino superior. Em seguida, o artista Wagner Rober fez uma intervenção lúdica com integrantes do projeto Jovens do Futuro. Logo depois, o já mencionado professor Alair, na companhia de seu irmão, o também docente da UFV Alan Ferreira de Freitas, promoveram uma reflexão acerca de juventude e família.

Em A vida que vale a pena ser vivida, Clóvis brindou os espectadores com ponderações fundamentadas em séculos de filosofia, traduzindo conceitos e aproximando-os do universo dos interlocutores com humor, simplicidade e sofisticação. Por mais de uma hora, o ex-professor da Universidade de São Paulo ofereceu aos presentes perspectivas sobre a existência em tempos difíceis, priorizando os mais jovens e os desafios que enfrentam na contemporaneidade.

“Foi uma honra, para mim, ver este auditório lotado, um momento inesquecível. A Universidade Federal de Viçosa é uma instituição pujante, rica de ideias, de trabalho, empenho e alegria”, disse o palestrante, que solicitamente atendeu aos pedidos de fotografias e autógrafos. Mesmo exausto, logo após sua apresentação, fez questão de ir ao Centro de Vivência, para que os demais espectadores pudessem vê-lo de perto.

As fotos do evento estão disponíveis neste link

Marcel Ângelo
Fotos: Daniel Sotto Maior