Dirigentes do CAF-UFV participaram de eventos em Brasília

29/06/2018

Encontro com o diretor Américo Tristão Bernardes no MCTIC

Dirigentes do Campus da UFV de Florestal (CAF/UFV), no período de 19 e 21 deste mês, estiveram presentes em vários eventos em Brasília. O CAF-UFV foi representado pelos seguinres professores: Marco Antônio de Oliveira (diretor-geral), Eduardo França Castro (diretor de Ensino); Antônio Cesar Pereira Calil (coordenador do Mediotec/UFV/CAF e presidente do Conteduf/SESU/MEC); e Gerson Geraldo Chaves (coordenador da Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura do CAF/UFV), que participaram dos eventos relacionado abaixo:

- Seminário dos Coordenadores de Feiras e Mostras de Ciências, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no dia 19/06/2018. Neste evento ocorreram momentos de diálogo com representantes do MCTIC, MEC, CNPq e CAPES sobre o edital para as Feiras de Ciências no Brasil; além de debate sobre a formalização de uma Rede Nacional de Feiras de Ciências.

- Seminário Situação e Demandas dos Campi fora das Sedes das Instituições Federais de Ensino, organizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no dia 19/06/2018. O evento contou com a presença de representantes de vários órgãos federais, como a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), bem como de representantes dos Diretores dos campi Fora das Sedes, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (CONIF), além de vários deputados federais e representantes de diversas Instituições Federais do Brasil. As mesas de discussão debateram os seguintes temas: Realidade e propostas para os campi fora das sedes/multicampi das Universidades Federais; Realidade e propostas para os campi fora das sedes/multicampi dos Institutos Federais; e Debate e discussão sobre a promoção da equidade entre os campi da Sede e fora das Sedes dos Institutos e Universidades Federais. A UFJF divulgou notícia que pode contribuir para a organização da notícia do campus: http://www.ufjf.br/noticias/2018/06/20/em-seminario-da-comissao-de-educacao-da-camara-dirigentes-relatam-desafios-na-gestao-de-campi-fora-das-sedes/

- Seminário Nacinal Quatro Anos do Plano Nacional de Educação – PNE, organizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no dia 20/06/2018. Esse seminário, que teve a participação de parlamentares, dirigentes de universidades de todo o País, marcou os quatro anos do Plano Nacional de Educação (PNE). Na ocasião, foi aprovado o texto da Carta Compromisso, documento que será entregue aos candidatos à Presidência da República do Brasil com o intuito de garantir que eles se comprometam a cumprir as metas do Plano. O PNE foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2014 e prevê 20 metas que devem ser cumpridas até 2024. Entre os principais problemas enfrentados em sua aplicação está o teto de gastos públicos estabelecido no ano passado para os próximos 20 anos. O evento debateu temas como o balanço dos quatro primeiros anos de vigor do Plano, seu financiamento e metas, e ainda a qualidade da educação, a autonomia e a valorização profissional. Além disso, como resultado imediato do encontro, foi redigida a “Carta dos Participantes do Seminário Nacional Quatro Anos do Plano Nacional de EducaçãoPNE”, que definiu várias ações e planos estratégicos de gestão e mobilização da sociedade em geral.

Os professores Marco Antonio e Eduardo França, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Florestal, Wagner dos Santos Júnior, e pelo vice-prefeito de Florestal, Paulo Roberto Martins Passos, visitaram os gabinetes dos deputados federais da bancada de Minas Gerais, apresentando o crescimento do CAF/UFV nos últimos anos e solicitando apoio para as demandas futuras. Os deputados federais visitados foram Diego Andrade; Domingo Savio, Eduardo Barbosa; Jaime Martins, Laudivio Carvalho, Nilton Cardoso Filho e Reginaldo Lopes.

Os dirigentes do CAF/UFV e os representantes dos municípios de Florestal e Pará de Minas também se reuniram no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com Américo Tristão Bernardes, diretor do Departamento de Inclusão Digital, e com o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, apresentando-lhes as mesmas reivindicações colocadas aos deputados. Outra reunião ocorreu com o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES/MEC), Mauro Luiz Rabelo, onde o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, apresentou a demanda e o apoio para liberação pelo MEC de futuras vagas para a UFV, visando a criação de cursos no CAF/UFV, por meio de uma unidade acadêmica na cidade de Pará de Minas.

Fernando Faria

Fonte: Prof. Eduardo França Castro

Divulgação Institucional-UFV/Florestal

Reunião com o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab (centro)