Professor recebe comenda por contribuição ao desenvolvimento de Minas Gerais

21/06/2018

A Comenda foi entregue pelo governador Fernando Pimentel

O professor Marcos Heil Costa, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, está entre as 15 personalidades homenageadas com a Comenda Antônio Secundino São José, a maior honraria outorgada pelo governo de Minas Gerais aos que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no estado. A Comenda foi entregue pelo governador Fernando Pimentel em cerimônia realizada, na noite de 12 de junho, em Patos de Minas,

Marcos Heil Costa é engenheiro agrícola formado pela UFV, com vasta experiência em clima, uso da terra, ciclo do carbono, água e agricultura no Brasil Central e Amazônia. Sua pesquisa foca no uso de variados tipos de modelos ambientais, sensoriamento remoto e dados de campo para diagnosticar e prever as mudanças no meio ambiente e na agricultura decorrentes das alterações climáticas e do uso da terra. Seu trabalho é interdisciplinar, abrangendo Climatologia, Uso do solo, Hidrologia, Agrometeorologia e Ecologia. É professor titular da UFV e bolsista 1B do CNPq, com Ph.D. em Climatologia pela Universidade de Wisconsin-Madison (Estados Unidos), onde também foi professor visitante. Atuou ainda como coordenador geral sobre Mudanças do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, é membro do Grupo de Trabalho I (WG1) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Para o professor, é uma satisfação ter o seu trabalho para a sustentabilidade da agricultura reconhecido pela Comenda que leva o nome de Antônio Secundino, “um grande mineiro e um grande brasileiro”, que deu significativas contribuições para a pesquisa científica, principalmente no melhoramento genético de milho para uma agricultura mais produtiva”. Na avaliação de Marcos Heil, “a agricultura evoluiu muito desde então. No século 21, não basta que ela seja produtiva, mas que seja também sustentável ambientalmente e promova a inclusão social”.

Secundino
Antônio Secundino de São José, que dá nome à Comenda criada em 1991, nasceu na Fazenda da Onça, hoje pertencente ao município de Presidente Olegário. Engenheiro agrônomo, foi aluno da primeira turma da Escola Superior de Agricultura e Veterinária - que deu origem à UFV -, da qual se tornou professor e diretor. Foi o fundador da Agroceres, empresa que se dedica à pesquisa e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Adriana Passos
Fonte: Centro de Ciências Agrárias