Todos os campi

Pesquisa da UFV é capa de Anais da Academia Brasileira de Ciências

11/06/2018

.

Uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Citogenética e Citometria, do Departamento de Biologia Geral da UFV, foi capa da primeira edição de 2018 dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Os estudos publicados especificamente nesses anais são das áreas de Agrárias e Ciências Biológicas. A Universidade participa com o artigo Protocol for chromosome-specific probe construction using PRINS, micromanipulation and DOP-PCR techniques, assinado pelo professor Carlos Roberto de Carvalho e pelos pesquisadores Paulo Zanchetta Passamani e Fernanda Aparecida Ferrari Soares, doutores, respectivamente, em Biologia Celular e Estrutural e em Genética e Melhoramento pela UFV.

No estudo publicado, eles apresentam e padronizam uma nova metodologia para a construção de uma sonda específica do cromossomo, usando como modelo fragmentos micromanipulados de um único cromossomo e baixo número de cópias de DNA. O protocolo descrito pelos pesquisadores pode ser utilizado para gerar sondas para a triagem de outras regiões do cromossomo e analisar anormalidades estruturais e numéricas. E isso não apenas em cromossomos humanos. Além de aumentar a resolução do mapeamento genômico aplicado na medicina, a estratégia pode também ser estendida para estudos em plantas e animais.

O professor Carlos Roberto explica que as sondas cromossomo-específicas referem-se a um conjunto de sequências de DNA que possibilitam a visualização altamente sensível e exclusiva de cromossomos individuais. Obtidas com métodos diferentes, elas têm sido amplamente utilizadas na citogenética molecular, cujas técnicas fazem parte da rotina da maioria dos laboratórios que trabalha com cromossomos.  

O artigo completo pode ser acessado neste link: http://abc.org.br/boletim/anais024/

 

Adriana Passos
Divulgação Institucional