Projeto Atitude UFV entrega canecas para estudantes

05/06/2018

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) informa que as canecas do Projeto Atitude UFV estarão sendo entregues aos estudantes que ainda não as receberam, das 11h às 14h e das 17h às 18h30, no Espaço de Convivência da UFV, localizado ao lado do Restaurante Universitário I (RU), até a próxima quarta-feira (13). Para a retirada da caneca é necessário apresentar a carteirinha de estudante.

O projeto, que está em seu quarto ano, tem os objetivos de reduzir o impacto provocado pelo uso de copos descartáveis e promover a conscientização ambiental de toda a comunidade acadêmica. A iniciativa é da PCD, da Pró-Reitoria de Administração, da Divisão de Gerenciamento de Resíduos e da Empresa Júnior de Engenharia Ambiental - Ambiental Jr.

Desde o início do projeto, em 2015, milhares de canecas já foram entregues a estudantes da UFV como incentivo à redução da geração de resíduos sólidos na instituição. Esta ação é acompanhada por outras iniciativas institucionais que buscam reduzir os impactos ambientais negativos. Dentre outras ações de sustentabilidade relacionadas ao tema dos resíduos estão a adoção de sistema de processos eletrônicos e a Coleta Seletiva Solidária.

A adoção de sistema de processos eletrônicos permitiu a redução do consumo de papel e de combustíveis no transporte realizado ao longo do trâmite dos processos físicos, sendo ação importante na redução do consumo de materiais e geração de resíduos no futuro descarte dos mesmos.

A Coleta Seletiva Solidária atua ao final do processo, direcionando resíduos recicláveis para associação de catadores, proporcionando benefícios sociais e ambientais ao município. Ao todo, em 2017, a UFV destinou para reciclagem 145 toneladas de resíduos recicláveis provenientes da coleta seletiva solidária, o que representou 31% do total coletado nas edificações.

Fonte: Ulisses Comini