Todos os campi

UFV é segunda melhor Universidade de Minas e 12ª do Brasil em ranking mundial

05/06/2018

A UFV está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o ranking divulgado pelo Center for World University Rankings (CWUR). No cenário estadual, a instituição viçosense atingiu a segunda colocação, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já no nacional alcançou o 12ª lugar, dentre as 20 mais bem classificadas do Brasil. A primeira delas foi a Universidade de São Paulo.

O ranking da CWUR avaliou 18 mil universidades em todo o mundo. Para isso, considerou sete aspectos: qualidade do ensino, empregabilidade dos ex-alunos, qualidade do corpo docente, número de pesquisas divulgadas, qualidade das publicações, influência e citações. A partir desses critérios, a UFV atingiu a média de 71,6 pontos, alcançando a 739ª posição no ranking mundial, em que a Universidade de Harvard ficou com a primeira colocação.

Desde 2014, quando a CWUR começou a classificar as mil melhores universidades, esta é a primeira vez que a UFV aparece no ranking, sendo ainda a única Instituição de Ensino Superior do interior mineiro a alcançar tal feito. A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares parabenizou às comunidades universitárias dos campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba por este resultado que representa “o esforço, o trabalho e a dedicação de todos”.

A CWUR é uma organização dos Emirados Árabes que fornece assessoria e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa. Todos os seus rankings podem ser conferidos neste link.