Ex-aluna da UFV vence concurso de fotografia

17/05/2018

Águas correm e sedimentos colorem os rios e lagos da Amazônia Foto: Alice César Fassoni de Andrade

A ex-aluna de Engenharia Ambiental da UFV (2014), Alice Fassoni, é uma das vencedoras do Prêmio de Fotografia Ciência & Arte, promovido pelo CNPq. A premiação avalia fotografias realizadas por câmeras fotográficas em ambientes silvestres e antrópicos e imagens produzidas por instrumentos especiais. A 7ª edição do Prêmio recebeu a inscrição de 430 trabalhos. Para julgá-los, o CNPq leva em consideração critérios como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica e qualidade estética.

A imagem premiada é parte do trabalho de doutoramento de Alice Fassoni no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e tem como título "Águas correm e sedimentos colorem os rios e lagos da Amazônia".

Segundo a autora, a imagem mostra um proxy da concentração de sedimentos em suspensão (CSS) em rios e lagos da Amazônia central entre 2003 e 2015. Criada a partir de 1196 imagens de satélite do sensor MODIS, a imagem elucida alguns processos que ocorrem nesse ambiente. Tons em cinza representam a elevação do terreno, indicando regiões planas, em tons escuros, e elevadas, em claros. Regiões em vermelho, verde e azul indicam frequências dominantes de ocorrência de alta, média e baixa CSS, em todo o período. O rio Tapajós, de água clara, está em azul e ciano e o o rio Amazonas está demonstrado em cor laranja. A variação da CSS em lagos coloridos está relacionada com a fonte de água e a conectividade com o rio. “Por exemplo, durante a enchente muitos lagos recebem sedimentos do rio. Já no período de água-baixa ocorre a ressuspensão de sedimentos em lagos rasos devido ao vento. Essa imagem é um exemplo de como os dados de satélites utilizados na pesquisa foram fundamentais para avaliar a dinâmica de sedimentos em rios e lagos da bacia Amazônica” explica Alice.

Foto: Alice César Fassoni de Andrade/CNPq

Léa Medeiros