IPC-Viçosa de abril registra inflação na cesta básica após dois meses em queda

15/05/2018

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Viçosa, calculado pelo Departamento de Economia (DEE), registrou inflação de 0,63%, em abril, valor superior ao verificado em março (0,37%), indicando aceleração dos preços para o consumidor em Viçosa.

Depois de dois meses consecutivos de queda, o custo da cesta básica no município registrou elevação (0,81%) e chegou a R$305,84, ou seja, ficou R$2,45 mais cara em comparação ao mês de março, cujo custo havia sido de R$303,39. Os produtos que mais tiveram aumento no preço foram: farinha de trigo (7,89%), açúcar cristal (5,74%) e o pão francês (4,56%). Os sete grupos que compõem o IPC-Viçosa tiveram as seguintes variações: Artigos de Residência (1,70%); Vestuário (1,63%); Transporte e Comunicação (1,01%); Educação e Despesas Pessoais (0,94%); Saúde e Cuidados Pessoais (0,79%); Alimentação (0,74%); e Habitação (-0,48%).

Ainda segundo a pesquisa, comparando com a inflação apontada no Brasil, Viçosa teve números superiores à taxa nacional, já que os preços tiveram elevação de 0,22% em abril no país, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O DEE acompanha, desde 1985, a evolução dos preços de bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. O público-alvo da pesquisa é uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos. A pesquisa é realizada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela técnica Vânia Eugênia da Silva, e conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

O boletim deste mês pode ser conferido no arquivo anexo. As séries históricas e boletins anteriores do IPC-Viçosa estão disponíveis na página do DEE.

Fonte: IPC-Viçosa