Campus Rio Paranaíba realiza evento sobre empreendedorismo e desenvolvimento regional

14/05/2018

O campus Rio Paranaíba sediou, na última terça-feira (08), o evento Ousar - Conexão Empresarial. A iniciativa teve o objetivo de promover o diálogo sobre empreendedorismo e desenvolvimento regional, além de ampliar as conexões entre a Universidade e empresas do setor agropecuário da região. Foram aproximadamente 200 inscritos, dentre empresários, pesquisadores, gestores públicos, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

A programação contou com um painel orientado pelo tema Ciência, Tecnologia e Agronegócio, composto por Aretusa Teixeira, agente de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes); Francisco Mesquita, gerente de relações institucionais da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e Alair Freitas, diretor de Relações Institucionais da UFV. Além do painel, os trabalhos no período da tarde foram retomados com atividades em grupo para construção de uma agenda positiva entre representantes da Universidade e de empresas, bem como trabalhos específicos com estudantes sobre empreendedorismo, inovação e formação acadêmica.

De acordo com a Diretoria de Relações Institucionais (RLI), esse foi um primeiro evento que buscou fortalecer a estratégia institucional de fomento a parcerias e a inovação e a ampliação do engajamento do campus de Rio Paranaíba nas pautas do desenvolvimento regional. A expectativa é que, a partir dele, sejam realizados outros eventos setoriais de promoção de parcerias e apresentadas propostas às empresas e governos para apoiarem projetos da UFV na região.

O Ousar foi uma iniciativa do Centro de Inovação e Tecnologia do Alto Paranaíba (InovALTO), da Liga Empreendedora da UFV (Lemp) e da RLI, com o apoio da Fapemig, Minas Digital, Governo de Minas, Sebrae, Funarbe, comunidade BUS e Centev/UFV.

Fonte:Daniela Santana Araujo