Departamento de Fitotecnia coordena I Cannabis Colloquium

07/05/2018

A UFV sediará o I Cannabis Colloquium: Desenvolvimento, ciência e tecnologia, que será realizado no dia 25 de maio, das 8h às 18h, no auditório Fernando Sabino. O evento, coordenado pelo Departamento de Fitotecnia (DFT), abordará o gênero Cannabis, que tem elevado potencial de uso agrícola e medicinal, mas ao longo do tempo suas espécies foram marginalizadas em todo mundo, inclusive no Brasil.

Atualmente, existem pressões de setores da sociedade para a regulamentação do cultivo e uso desse gênero, em virtude de seus diversos potenciais. No Brasil já existem decisões judiciais para importação e plantio para usos medicinais e a Anvisa tem aberto a discussão para a regulamentação de pesquisas com plantas e produtos.

A UFV pretende participar das discussões acerca do tema, com o objetivo de embasar e fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o assunto, além de contribuir para o grupo de pesquisa da Instituição sobre a Cannabis, registrado junto ao CNPq com o nome de Grupo Brasileiro de Estudos sobre a Cannabis sativa L. (GBEC), composto por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores das áreas de Fitotecnia, Melhoramento Genético Vegetal, Bioquímica, Química, Medicina, Farmácia, Microbiologia, Direito e Ciências Políticas.

Participarão como palestrantes o presidente da Associação Brasileira dos Pacientes de Cannabis Medicinal AMA+ME e coordenador do serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG, Leandro Ramires; o neuropediatra Luiz Fernando Fonseca; o organizador do I Seminário da Cannabis: Pesquisar para Conhecer e representante da UFVJM, Renato da Conceição Oliveira; o sócio da Botanical Produtos Naturais, Alexandre Vasconcelos; e o pesquisador Sênior em Ciência e Tecnologia pelo Instituto de Geoinformação e Tecnologia, Fernando Antônio Madeira, além de representantes do poder público e membros do Grupo Brasileiro de Estudos sobre a Cannabis sativa L.

As inscrições para o evento podem ser feitas até 23 de maio, pelo site do evento. O I Cannabis Colloquium tem o apoio da Fapemig, Funarbe, Centro de Ciências Agrárias da UFV (CCA) e Tabacaria Saraiva.

Fonte: Sérgio Rocha