Campus Viçosa

Defendida primeira tese do Doutorado em Economia Doméstica na UFV

23/04/2018

Gilberto Venancio Luiz, ao centro, após a defesa da tese

A primeira tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da UFV foi defendida. Intitulada Teoria Substantiva da Experiência de Uso do Crédito pelas Famílias da Classe C, teve como autor o professor do campus Rio Paranaíba da UFV Gilberto Venâncio Luiz, sob orientação da professora Neuza Maria da Silva.

Segundo Luiz, a tese teve como objetivo analisar de que modo as experiências com o crédito vivenciadas pelas famílias da classe C se relacionam aos aspectos sociais e simbólicos inerentes ao cotidiano das mesmas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observações realizadas em Viçosa, junto a 13 grupos familiares.

As análises levaram à conclusão de que o crédito apresenta aspectos simbólicos positivos e negativos – já que, por um lado, proporcionam experiências de consumo e acesso a bens, mas, por outro, despertam preocupação referente ao pagamento das parcelas. “É necessária uma educação financeira para que as pessoas possam fazer um melhor uso do crédito, bem como saberem lidar com os desejos de consumo ilimitados”, destaca o professor.

A defesa da tese ocorreu no último dia 5 de abril, tendo a presença da orientadora, dos coorientadores Marcelo de Rezende Pinto e Ricardo Cézar Alves, ambos da Pontifícia Católica de Belo Horizonte, e dos professores da UFV Karla Damiano Teixeira e Magnus Luiz Emmendoerfer. “Fiz o mestrado no PPGED (2006-2008) e depois fui selecionado para primeira turma do doutorado, iniciada em agosto de 2014. Foi um período de grande aprendizado e me sinto muito feliz por fazer parte da história do PPGED”, comenta Luiz.

Divulgação Institucional