Equipe da UFV participa de grupo de trabalho de cooperação no Suriname

17/04/2018

Os professores da UFV José Antônio Saraiva Grossi, João Luiz Lani e Caetano Marciano de Souza estão representando a Universidade na Missão da UFV ao Suriname, que tem o objetivo de conhecer a realidade local e elaborar projetos focados no fortalecimento da agricultura e o desenvolvimento rural no país. Dentre os temas de destaque da iniciativa estão: zoneamento agroecológico do país, introdução e cultivo de variedades tropicais de feijão e estruturação da cadeia produtiva do açaí.

Junto ao Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Suriname, promovido pela Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e o Governo da República do Suriname, a equipe integra a Reunião de Cooperação Bilateral Brasil-Suriname, em Paramaribo, no Suriname, entre 16 e 20 abril, acompanhados do embaixador do Brasil no Suriname, Laudemar Aguiar, e Maria Augusta Montalvão Ferraz, coordenadora da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil com Países da América do Sul e Central.

Durante o planejamento da viagem, mediado pela Diretoria de Relações Institucionais (RLI), os docentes tiveram a oportunidade de dialogar sobre a realidade atual do Suriname com a participação de Harvey Pengel, surinamês e ex-aluno da Universidade. As expectativa é de que a missão produza projetos correspondentes às demandas socioeconômicas do país e estabeleça uma plataforma de cooperação para execução desses projetos com participação da UFV.

Fonte: Daniela Santana