Notícias

Festival que brinda ciência estreia em Viçosa

16/04/2018

.

Viçosa fará sua estreia no Pint of Science em grande estilo. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como mobilidade urbana, leite, cogumelo e tecnologia móvel.

A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.

Viçosa e a UFV estão muito animadas com o evento. A montagem da programação privilegiou a diversidade de pesquisadores da Universidade, mostrando que nossa instituição desenvolve ciência de ponta, e não abdica da possibilidade de estabelecer espaços de interlocução com um público mais amplo, o que o Pint of Science nos permite. Assim, teremos uma pequena mostra de pesquisas dos quatro Centros de Ciências da Instituição, debatendo temas presentes no cotidiano das pessoas. Será uma ótima oportunidade para um público maior ver como a ciência está no dia a dia de cada um de nós, e o quanto ela pode nos ajudar”, diz Diogo Tourino, coordenador do evento no município.

Os destaques deste primeiro ano de participação da cidade são a presença dos pesquisadores Ítalo Stephan, Polyana Rotta, Clóvis Neves, Ivonete Lopes, Lucas Vegi e Maria Catarina Kasuya, referências nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Zootecnia, Biologia Geral, Economia Rural, Informática e Microbiologia, respectivamente.

Em Viçosa, o evento acontecerá no Bar do Leão e a programação completa está disponível no site pintofscience.com.br . Não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

Pint of Science Brasil
Divulgação Institucional

 

 

 

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial