Grupo vencedor da Biobased Battle propõe novo tipo de plástico

16/04/2018

Estudantes da UFV do grupo vencedor

A final da Biobased Battle, competição Internacional de Biotecnologia, aconteceu na última sexta-feira (13), na Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância (Cead), com a participação de alunos brasileiros e holandeses. Ao longo de cinco dias de competição, os estudantes foram desafiados a desenvolver propostas inovadoras para demandas reais da indústria.

O grupo vencedor, composto por Anna Luiza Adas, do curso de Engenharia de Alimentos; Isabela de Souza, da Engenharia Química; Daniel Gualhano, da Engenharia Agrícola e Ambiental, juntamente com Daan Vangerven e Brianna Kook, da Avans University na Holanda, criaram um novo plástico biodegradável. Intitulado BB Plastic (Blue Biodegradable Plastic), ele seria formado por uma camada principal de amido termoplástico e duas finas camadas de ácido polilático. O diferencial do produto seria a coloração azul, tirada do extrato da flor clitória, permitindo com que ele seja facilmente identificado por um consumidor na prateleira de um supermercado.

Esse tipo de plástico poderia ser descartado com lixos orgânicos, possibilitando, assim, uma cooperativa de indústrias de alimentos mais agentes, a BlueVolution, que usaria deste material para gerar biogás e transformá-lo em energia elétrica. As propostas finais do grupo foram: reduzir a quantidade de plásticos no mundo, fazer uso de uma energia renovável, reeducar a população e não prejudicar os animais caso eles tenham contato com o plástico.

Todos os participantes trabalharam em grupos multinacionais e multidisciplinares, simultaneamente no Brasil e na Holanda, e contaram com apoio e supervisão de professores e profissionais da área para o acompanhamento de atividades. Para a competição, foram selecionados 19 estudantes da UFV juntamente com dez estudantes holandeses, divididos em cinco grupos de cinco a seis participantes cada um. Se inscreveram no processo seletivo estudantes de graduação dos seguintes cursos da UFV: Química, Bioquímica e Engenharias de Produção, Química, Ambiental, Civil, Mecânica, Elétrica, Agrícola e Ambiental, de Alimentos.

Informações sobre as edições de 2015, 2016 e 2017 podem ser encontradas neste site. Este ano, foi realizada a primeira edição do evento envolvendo a UFV, tendo como parceira a Avans University of Applied Sciences.

Juliana Pina, estagiária