Notícias

Extensão Rural comemora 50 anos com debates e homenagens

11/04/2018

.

A Extensão Rural e o Brasil Rural contemporâneos foram temas de duas mesas-redondas realizadas, na segunda-feira (9), no campus Viçosa. Na condução dos debates, ocorridos ao longo do dia, estiveram os professores Sérgio Schneider (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Delma Pessanha Neves (Universidade Federal Fluminense), Flávio Sacco dos Anjos (Universidade Federal de Pelotas) e César Augusto Da Ros (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), todos referências importantes para a bibliografia e a história do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER), que comemorou 50 anos. Além desses convidados especiais, também participaram da comemoração atuais e ex-professores e alunos do Programa, alguns deles homenageados no auditório do Departamento de Economia Rural (DER), ao qual o PPGER está vinculado.

A abertura da cerimônia de aniversário aconteceu pela manhã com a participação da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e do vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão. Dentre outros, eles dividiram a mesa de honra com o coordenador do PPGER, Marcelo Leles Romarco de Oliveira, que contou um pouco da história da pós-graduação em Extensão Rural da UFV. Nas lembranças relatadas estavam as grandes transformações vividas pelo Programa, reveladas na ampliação dos seus objetos de pesquisa e na busca crescente de um olhar teórico e crítico das mudanças socioeconômicas envolvidas com o universo rural. Segundo Marcelo Oliveira, o desafio do PPGER em estabelecer um diálogo das ciências agrárias com as humanas e tecnológicas gerou inúmeros artigos e cerca de 530 dissertações defendidas até dezembro de 2017. A eles somam-se ainda 12 teses produzidas no doutorado, em atividade desde 2012.

No Programa, que integra a área de Ciências Agrárias 1 da Capes, também houve, conforme o seu coordenador, uma modificação no perfil dos alunos, provenientes das mais diversas áreas do conhecimento, e o protagonismo da mulher nas pesquisas desenvolvidas. Foi crescente ainda a atuação do Programa em convênios voltados para o desenvolvimento rural no Brasil e em outros países da América Latina e da África, e na articulação com diferentes instituições públicas, como a Emater. Marcelo destacou também a parceria com universidades estrangeiras, que vem permitindo intercâmbio de estudantes e professores do PPGER.    

Diferenciais
A chefe do Departamento de Economia Rural, Ana Louise de Carvalho Fiúza, que também integrou a mesa da cerimônia, disse que a história do PPGER é “reveladora do árduo trabalho de muitos professores, técnicos e estudantes que se debruçaram, ao longo de cinco décadas, em atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para atender às demandas e necessidades de um país tão carente como o Brasil”. Ela lembrou que o Programa de Extensão Rural da UFV é um dos poucos da área de ciências agrárias da Capes que se dedica a pesquisar questões voltadas para os problemas sociais. “As pesquisas aqui realizadas têm dado visibilidade aos dramas vividos pelos povos das florestas, quilombolas, assentados da reforma agrária, agricultores familiares, atingidos por barragens, jovens, mulheres e idosos rurais, e para os estudos de todas as formas de violência que vêm maculando de sangue a história daqueles que lutam pelo direito à dignidade nas zonas rurais destes triste trópicos”.

Ana Louise ressaltou que “o programa também vem analisando os processos de geração e de inclusão de tecnologia em franco diálogo com as agências governamentais e não governamentais do terceiro setor e da iniciativa privada, tanto de forma direta, através do trabalho de seus professores e técnicos, como também do quadro de ex-alunos, que têm levado às mais diversas instituições de pesquisa e extensão rural no Brasil a formação que aqui recebem”. Para a chefe do DER , “a história do Programa se confunde com as marcas do Departamento e da própria Universidade Federal de Viçosa, reconhecidos nacionalmente por abrigarem profissionais que não se limitam a cumprir com suas obrigações e responsabilidades, mas que trabalham guiados por ideais de realização”.

A reitora Nilda Soares destacou a contribuição do PPGER para a formação de jovens provenientes de variados cursos em função de suas diferentes abordagens e objetivos, que vão da busca pela sustentabilidade ao estudo de comunidades que não tiveram atenção especial no país. Em sua opinião, programas como este podem ajudar na formulação de políticas públicas que amenizem problemas do campo. O consumo de drogas pela juventude rural e a escassez hídrica foram dois desses problemas destacados pela reitora.

Conforme o professor Flávio Sacco dos Anjos (Universidade Federal de Pelotas), de 1968 - quando a história do PPGER começou a ser contada - para cá, a extensão rural, deixou de ser um instrumento a serviço da modernização, que tinha como objetivo difundir novas técnicas e insumos. Na contemporaneidade, segundo avaliação do professor, ela abriu caminhos para a interação com distintos campos do conhecimento, para estudos sobre processos de exclusão, impactos de políticas públicas, questões étnicas, de gênero e juventude rural. Abriu caminhos também para entender a dinâmica da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. Nesse sentido, ele considera a pós-graduação em Extensão Rural como um importante reduto do pensamento crítico.

Pelos 50 anos de história do PPGER, três pessoas e uma instituição foram escolhidas para receber homenagens da equipe que está à frente do Programa atualmente. Pela dedicação, foi entregue uma placa ao professor aposentado José Norberto Muniz, que atuou no PPGER por quase 40 anos. Pelo pioneirismo, a homenagem foi para os ex-alunos Osmar Ribeiro e Maria Lúcia Simoni, alguns dos primeiros a defender dissertação no mestrado em Extensão Rural. Pela parceria, a placa foi para a Emater, representada pelo diretor administrativo e financeiro Leonardo Brumano Kalil.

Confira o registro de fotos do evento comemorativo - que também homenageou professores, técnicos e estudantes atuais do Programa - e o vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional sobre os 50 anos do PPGER.

 

Adriana Passos
Fotos: Daniel Sotto Maior
Divulgação Institucional

Notícias

Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial