Notícias

Professor da UFV representa o Brasil na Confederação Sul-Americana de Futebol

28/03/2018

Foto: Divulgação Conmebol

Os três representantes brasileiros no grupo de especialistas reunido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para decidir os rumos da formação de técnicos no continente são vinculados à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Entre outros nomes de prestígio no cenário futebolístico internacional, dois professores e uma ex-aluna de Pós-graduação em Futebol na UFV passaram a ter a responsabilidade de oferecer novas perspectivas ao painel de experts organizado pela entidade.

O professor da UFV Israel Teoldo, o ex-professor do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) Próspero Paoli e a ex-estudante do Curso de Especialização em Futebol da UFV Michele Kanitz estiveram presentes em Luque, no Paraguai, onde a Conmebol realizou o Workshop de Especialistas. Os dois docentes participam da equipe que vai estabelecer novas diretrizes para a qualificação de treinadores no futebol masculino. Já Michele, integrante da Comissão Técnica da equipe feminina do Corinthians, prestará contribuições ao aperfeiçoamento de técnicos de futebol feminino. Em pauta, estiveram discussões pertinentes a táticas de jogo, perfil dos instrutores, exigências curriculares, planejamento de trabalho, entre outros aspectos.

Dezenas de profissionais compareceram ao evento, alguns dos quais vão seguir participando do painel. Entre eles, técnicos que são referências internacionais no esporte – a exemplo de Reinaldo Rueda, atual treinador da seleção chilena e que recentemente esteve à frente do Flamengo, e Francisco Maturana, que treinou a Colômbia em duas copas do mundo. Com apoio da FIFA, a iniciativa deve projetar, ainda mais, a UFV no universo da pesquisa futebolística, da capacitação para o exercício do treinamento e do aprimoramento daqueles que já dispõem de reconhecida experiência no mercado. “A expectativa é de que possamos expandir as oportunidades de atuação para aqueles que buscam qualificação conosco, dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do futebol em nosso continente”, afirma Teoldo.

A tradição da UFV nos estudos do futebol é destacada pelo professor Próspero, lembrando a já expressiva trajetória percorrida pelos profissionais nessa área. “O curso de Especialização  da UFV está na décima primeira turma, desde a década passada desenvolvemos materiais didáticos e outras atividades visando à formação de treinadores. Esse convite feito pela CBF para participarmos do painel é mais uma confirmação de que estamos no caminho certo e de que vamos seguir proporcionando formação de excelência a nossos alunos”.

Pós-graduada pela UFV, Michele enfatizou a importância das discussões realizadas na Conmebol para o aperfeiçoamento do futebol feminino, ainda muito carente de apoio e dependente do poder público. “Há limitações estruturais bastante graves, que nem sempre as prefeituras, maiores apoiadoras, podem suprir”, alerta. Campeã da Libertadores da América no ano passado com a equipe feminina do Corinthians, ela enaltece a formação que obteve no período em que estudou na UFV. “Foi uma experiência fantástica. Já tinha ouvido falar da qualidade e também havia participado de cursos com alguns professores da UFV na CBF. Os grupos de estudo, os temas abordados e as metodologias são realmente de nível internacional”, comenta.

Marcel Ângelo
Divulgação Institucional

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

Campus UFV - Florestal

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial