Aspuv debate mulheres na política e na ciência em palestras neste mês de março

14/03/2018

Acontecerão, nesta sexta-feira (16) e na próxima quarta-feira (21), debates sobre a situação das mulheres na política e na ciência no cenário atual. Promovidos pela Seção Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv), serão oferecidas duas palestras: Mulheres na ciência e tecnologia: Por ainda somos tão poucas? e Mulheres e Política: os desafios de uma cidadania incompleta.

Ministrada pela vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vanderlan Bolzani, a primeira palestra sobre ciência acontecerá nesta sexta-feira (16), às 18h30 na sede da Aspuv, localizada na Vila Gianetti, casa 52. Já a do dia 21 de março, com enfoque na política, será ministrada pela coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais, Marlise Matos, e será realizada também às 18h30, na sala 10 do Centro de Ensino de Extensão (CEE).

O enfoque na ciência foi escolhido devido aos dados que mostram que mesmo com o crescimento participação feminina na área, a desigualdade continua evidente quando os números são analisados. As mulheres são minoria entre os grupos chamados de alto nível de produção científica e também entre os líderes de grupos de pesquisa. Outro ponto que chama atenção é a dificuldade de inserção em áreas tradicionalmente masculinas. Todavia, a discussão sobre política acontece devido às mulheres serem maioria dos eleitores brasileiros, mas isso não se refletir no percentual delas em cargos políticos. O Brasil é o segundo país entre os latino-americanos e caribenhos com menor participação feminina nos parlamentos.

Ambas as palestras serão abertas ao público e haverá emissão de certificados.

Fonte: Assessoria da Aspuv